-Objetivos- -Minhas Coleções- -Glossário- -Artigos- -Reportagens- -Notícias- -Universo da Filatelia- -Informações- -Peças Filatélicas- -Material Filatélico- -Mercado Virtual- -Bibliografia- -Aceita um cafezinho?- -Mande um e-mail- -Home-

Aula sobre filatelia temática

Quando, por insistência de amigos, decidi montar minha primeira coleção temática para expor - "O Milagre da Vida nas Regiões Polares" -, procurei encontrar algum tipo de literatura que trouxesse a orientação necessária para fazê-lo de modo correto. Confesso que na época encontrei dificuldades para isso, mais por deficiência minha, já que existiam publicações e artigos sobre o assunto, inclusive as normas oficiais. Assim, montei a coleção com "a cara e a coragem" e, após sua estréia, passei a prestar atenção às críticas dos senhores jurados, procurando melhorar no que fosse possível.

A Edição Especial 154-A da FILACAP, de julho de 2007, uma publicação da Associação Cultural FILACAP, é composta integralmente por um artigo do jurado do quadro da FEBRAF, Geraldo de Andrade Ribeiro Jr. e constitui uma verdadeira aula sobre o assunto. Sua leitura é obrigatória e essencial para qualquer filatelista que deseje montar uma coleção temática, respeitando as condições necessárias para que sua coleção, ao ser exposta, tenha qualidade para obter uma boa pontuação e trilhe uma carreira de sucesso nas diversas etapas que devem ser cumpridas: regional, nacional e, finalmente, internacional.

Evidente que nem todos os filatelistas, principalmente os iniciantes, têm condição de reunir material de qualidade e diversidade suficiente para montar uma coleção nos moldes preconizados no artigo. Considero ser válido - até por que faço isso em todas as coleções que montei até hoje - utilizar recursos e peças não recomendadas pelo articulista, especialmente os conhecidos e apreciados FDC, envelopes comemorativos do primeiro dia de circulação. É lógico que isso resulta numa pontuação menor, mas que, dependendo do espírito de cada um, não deixa de levar a uma satisfação pessoal. E, quando você monta uma coleção para mostras não competitivas para divulgação de nosso "hobby" junto à população em geral, um certo grau de flexibilidade é permitido, o que possibilita o uso dessas peças não recomendadas.

Caso haja interêsse em conhecer outras informações e matérias publicadas pela FILACAP, ou fazer uma assinatura da publicação, utilize o link a seguir, para acessar a homepage daquela associação e encontrar as informações necessárias:

FILACAP

Clicando no link abaixo, você encontrará a reprodução total do artigo, feita com a autorização verbal do autor, a quem agradeço a gentileza, pois ele possibilita a todos os que acessam minha página um conhecimento detalhado, criterioso e extensivo de como escolher as peças e montar uma coleção temática de qualidade.

Filatelia Temática

Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva