Tarifas Postais (Brasil) em vigor

As tarifas atualmente em vigor para os serviços postais prestados pelos Correios Brasileiros, a partir de 31 de outubro de 2017, são:

Tarifas Nacionais

Tarifas Internacionais

Para conhecer-se o valor das tarifas internacionais, portanto, deve ser consultada antes a tabela de enquadramento do país para onde esteja endereçada a correspondência.

Uma vez determinado o grupo de enquadramento do pais de destino na tabela de paísese, há condições de consulta às duas tabela de tarifas internacionais, uma para documento econômico (na verdade deveria ser não prioritário) outra para documento prioritário, que por alegadamente ter preferência no manuseio, devendo portanto chegar mais rapidamente ao destino, apresenta tarifas mais elevadas.

Caso exista alguma dúvida sobre as as tabelas acima, ou necessidade de informações sobre valor de tarifas sobre outros tipos de remessas ou serviços não contempladas nas tabelas acima podem ser consultadas no site dos correios através do seguinte link:

Preços e Prazos - CORREIOS

Quando de atualização anterior, ocorrida em 2014, em função de uma consulta de um dos participantes do grupo "Amigos dos Selos", tentei acessar a seção do site dos correios que contivesse a informação com relação a tarifas de cartas e documentos, mas não consegui, pois ao procurar "Tarifas Internacionais" o link levava a uma página com informações de todos os demais documentos e encomendas, inclusive Sedex Internacional, exceto os referentes a uma simples carta ou envio de documentos.

Usando o "Fale com os correios" fiz uma consulta, respondida quase que imediatamente, orientando-me como conseguir a informação desejada, mediante preenchimento, em um formulário virtual, dos seguintes dados:

Tipo de remessa
Documento(usando a guia lateral)
UF remetente
Estado (escolher da lista) (exemplo:PR)
Peso (gramas)
Peso do envelope
País de destino
Escolher da lista
Cidade de destino
Digitar a cidade
Tipo de Embalagem
Indicar se é caixa ou envelope

Após o preenchimento de todos os dados, clicar em "Continuar".

Clicando no link a seguir é acessado o formulário:

-Tarifas Internacionais-

Utilizando-se o link acima, a informação estará sempre atualizada, mas haverá necessidade de a consulta ser especifica, isto é, para cada caso deve ser acessado e preenchido novo formulário.

Por isso, mantenho a lista completa, com as devidas explicações, que será substituida periodicamente, sempre que as tarifas sejam modificadas.

Diferentemente do que acontece com as tarifas nacionais, existem apenas duas classificações para enquadramento das tarifas: Documento Econômico e Documento Prioritário. Entende-se por "Documento" qualquer tipo de correspondência, ou seja, cartas, cartões-postais, documentos, jornais, revistas, livros, etc. Também não importa se a correspondência é enviada por empresa ou pessoa fisica.

Além disso, as tarifas internacionais são aplicadas levando em consideração a situação geográfica de cada país ou território ou divisão autonoma do destinatário. De uma maneira geral estão enquadrados por continentes. Contudo algumas exceções ocorrem, como por exemplo os Açores e a Madeira, distritos autonomos de Portugal, que fazem parte da Europa (isso foi determinado em função do tipo de fauna e flora dos dois arquipelagos, predominantemente de origem europeia) mas que para os correios brasileiros não estão enquadrados no grupo IV (Europa) e sim no grupo V (Afica, Asia e Oceânia)

-Home-
Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva