5 de agosto de 2016


13 - Celebrações dos Jogos Paralímpicos Rio 2016
Emissão Postal Especial

13 -Celebrações dos Jogos Paralímpicos Rio 2016
Emissão Postal Especial
Carimbo comemorativo de 1º dia de circulação
SOBRE O BLOCO

Encerrando a série de selos dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, os Correios lançam uma emissão especial com o tema “Celebrações dos Jogos Paralímpicos”, que destaca três importantes elementos dos primeiros Jogos da América do Sul: a tocha Paralímpica e os ingressos das cerimônias de abertura e encerramento.

A tocha possui relevos sinuosos e contínuos que simulam os pontos altos e baixos da vida de um atleta Paralímpico, baseada em determinação e conquistas. Sua textura quadrangular remete aos quatro valores Paralímpicos – coragem, determinação, inspiração e igualdade –, que também aparecem gravados em braile no objeto. Com a missão de revelar exemplos inspiradores em todo o país, a chama Paralímpica celebra a criatividade, a diversidade e a força de vontade. O seu revezamento leva a mensagem Paralímpica para além da cidade-sede e termina com o acendimento da pira na cerimônia de abertura dos Jogos, no dia 7 de setembro de 2016, no Maracanã. Já a festa de encerramento acontece no dia 18 de setembro.

As artes dos ingressos das cerimônias surgiram a partir de um projeto de design à parte, que começou a ser executado em dezembro de 2014. Neles, o Comitê Rio 2016 apresenta suas marcas (esculturas), com artes elegantes, que destacam seus valores e englobam os conceitos e a importância das cerimônias.

DETALHES TÉCNICOS

Edital nº 13 Arte finalização: Correios Foto: Getty Images Processo de impressão: ofsete + cor especia Bloco com 3 selos Dimensão do bloco: 110x70mm Papel: cuchê gomado Valor facial: R$ 2,65 cada selo Tiragem: 42.000 blocos Área de desenho: 21mm x 39mm Dimensão do selo: 26mm x 44mm Picotagem: 11,5 x 11 Data de emissão: 5/08/2016 Local de lançamento: Rio de Janeiro/RJ Impressão: Casa da Moeda do Brasil

Texto descritivo do edital
CELEBRAÇÕES JOGOS PARALÍMPICOS RIO 2016

Prezados,

Minha jornada no mundo Olímpico começou em 2000: fui uma espectadora privilegiada da Cerimônia de Abertura dos Jogos de Sidney. Estava ao lado da cachoeira formada nos degraus do estádio, quando a atleta aborígene australiana Cathy Freeman fez história ao acender a simbólica pira. Presenciar aquele momento foi uma grande emoção. Quando a pira foi acesa, vi acender também em mim a certeza de que eu queria trabalhar por uma causa, fazer parte daquele movimento. Desde 2002, integro as famílias Olímpica e Paralímpica brasileiras.

Lá se vão sete anos desde que o Rio de Janeiro conquistou o direito de sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Até aqui, vivemos uma jornada indescritível para realizar o maior evento esportivo do mundo. O ano que já era vivido intensamente, desde aquele histórico 2 de outubro de 2009, finalmente chegou.

Já podemos sentir os Jogos. O clima de celebração começa a tomar forma e a convidar as pessoas para entrar numa onda coletiva de alegria e festa, como só o brasileiro sabe fazer. Milhões de ingressos foram colocados à venda para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, mostrando que está chegando a hora de ver de perto este grande espetáculo. Enquanto os atletas estiverem competindo nas arenas e multidões, estiverem comemorando nas ruas e arquibancadas, renovaremos nossa esperança de construir um mundo novo em que a união e a harmonia entre os povos não são uma utopia e, sim, um sonho possível.

Desde maio, o Revezamento da Tocha aquece os corações brasileiros de norte a sul do país. Mais do que o calor da chama, cada condutor leva adiante o calor humano, alimentado pelos abraços, sorrisos e gestos de carinho, promovendo experiências inesquecíveis e transformando vidas através do esporte.

E é exatamente com os temas “ingressos” e “Revezamento da Tocha” que temos a honra de fechar a série filatélica dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Com os selos alusivos a essas duas grandes entregas, trazemos para os colecionadores a chance de guardar um pedaço da História e literalmente “selarmos” com os Correios a oportunidade de fazer parte de algo único. Que os Jogos comecem e sejam realizados com a mesma paixão que despertam em nós!

Saudações,

Beth Lula
Diretora de Marca do Comitê Organizador dos
Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016
--------------------------------------------------------------
Veja a íntegra do Edital (Arquivo .pdf)

Edital 13 - 2016
Celebrações dos Jogos Paralímpicos Rio 2016
Emissão Postal Especial
--------------------------------------------------------------
Alguns dos temas ilustrados pelas peças

Esportes, Paralimpiadas, símbolos, eventos.

--------------------------------------------------------------
Peças Filatélicas

13 - Celebrações dos Jogos Paralímpicos Rio 2016
Emissão Postal Especial
Bloco com carimbo comemorativo de 1º dia de circulação - FDC

13 - Celebrações dos Jogos Paralímpicos Rio 2016
Emissão Postal Especial
Envelope comemorativo de 1º dia de circulação - FDC (Olho-de-Boi)

13 - Celebrações dos Jogos Paralímpicos Rio 2016
Emissão Postal Especial
Envelope circulado, registrado, com carimbos datador e comemorativo de 1º dia de circulação
--------------------------------------------------------------
Próxima Série: Clique no título.
14 - 200 Anos da Escola de Belas Artes /UFRJ
Emissão Postal Comemorativa (12/8)
Série Anterior: Clique no título.
12 - Celebrações dos Jogos Olímpicos Rio 2016
Emissão Postal Especial
Voltar para o Indice do Album 2016
Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva