-Objetivos- -Coleções- -Glossário- -Artigos- -Reportagens- -Notícias- -Universo da Filatelia- -Informações- -Peças Filatélicas- -Material Filatélico- -Mercado Virtual- -Bibliografia- -Aceita um cafezinho?- -Contato- -Home-

13 de abril de 2017


01 - 500 Anos da Reforma Luterana
Emissão Conjunta Brasil/Alemanha
(Emissão Postal Comemorativa)

01 - 500 Anos da Reforma Luterana
Emissão Conjunta Brasil/Alemanha
(Emissão Postal Comemorativa)
Carimbos comemorativos de 1º dia de circulação
--------------------------------------------------------------
SOBRE O SELO

O selo postal apresenta a marca composta da imagem e legendas: Lutero 2017- 500 anos da Reforma - No Início Era a Palavra, para o ano do jubileu deste acontecimento. Segundo a artista alemã, Antonia Graschberger, o retrato, provavelmente o mais conhecido de Martim Lutero, é representado numa versão moderna, com base nas orientações do concurso coordenado pelo Ministério das Finanças da Alemanha para a criação da arte. “No conjunto desta tarefa, desejava, com meu trabalho de criação do selo, apresentar o retrato da melhor maneira possível, assim como ordenar os elementos do texto de modo compreensível, focalizado no tema e numa tipografia elegante. A cor do texto segue a da imagem, para dar ao selo, em sua composição, um traço de harmonia. Pessoalmente, é uma honra especial que meu trabalho seja, também, lançado no Brasil.” (Antonia Graschberger, Munique)

DETALHES TÉCNICOS

Edital nº 1 Arte: Antonia Graschberger Processo de Impressão: ofsete Folha: 25 selos Papel: cuchê gomado Valor facial: R$4,15 Tiragem: 500.000 selos Área de desenho: 39mm x 21mm Dimensão do selo: 44mm x 26mm Picotagem: 11 x 11,5 Data de emissão: 13/04/2017 Locais de lançamento:Brasília/DF, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Marechal Cândido Rondon/PR, Porto Alegre/ RS e Porto Velho/RO Impressão: Casa da Moeda do Brasil

--------------------------------------------------------------
Texto descritivo do Edital
500 Anos da Reforma Luterana

Em 31 de outubro de 1517, o padre e professor de Teologia Martim Lutero afixou suas 95 teses na porta do Castelo de Wittenberg, Alemanha. Com esse gesto, Lutero quis envolver a população no debate sobre uma questão que ele considerava crucial a partir da sua fé, fundamentada no estudo acurado da Bíblia: perdão pode ser objeto de venda ou é presente de Deus ao coração arrependido? As teses se espalharam rapidamente. Em poucas semanas, apesar das dificuldades de comunicação da época, eram conhecidas e discutidas na Europa.

O movimento da Reforma se tornou popular. Nos seus desdobramentos, mudou o cenário religioso e político da Europa e, por consequência, do mundo. Surgiu o protestantismo, especificamente o luteranismo, algo que Lutero jamais pretendeu, pois só queria renovar a Igreja na qual atuava como sacerdote, propugnando por seu retorno às fontes das Escrituras e dos Pais da Igreja. O núcleo de sua teologia consiste na doutrina de que somos justificados pela graça de Deus, por meio da fé. Disso, segundo ele, tudo o mais depende. Portanto, a Reforma da Igreja em si é secundária. Ela tem valor apenas enquanto esteja a serviço da proclamação dessa boa nova.

Essa redescoberta não apenas trouxe a liberdade cristã para as consciências atribuladas de quem temia o juízo de Deus. Indiretamente, produziu também profundas transformações culturais, sociais, políticas e eclesiásticas. Não é, pois, mero acaso que se comemorem os 500 anos da Reforma em 2017! 31 de outubro de 1517 a 31 de outubro de 2017: Jubileu dos 500 anos da Reforma.

Justifica-se a comemoração de uma data tão significativa. Comemorações ocorrerão em todo mundo, também aqui no Brasil. As Igrejas luteranas (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil) celebrarão em conjunto e na companhia de outras Igrejas. A Federação Luterana Mundial (FLM), como expressão da comunhão luterana no mundo, e a Igreja Católica Apostólica Romana marcaram esse Jubileu profundamente através da celebração conjunta no dia 31 de outubro de 2016, em Lund, Suécia, dando um passo marcante, avançando do conflito à comunhão.

Cabe-nos agradecer pelo legado da Reforma, a boa nova redescoberta e proclamada. Ao mesmo tempo, cabe comemorar a data como uma nova oportunidade de se perguntar quanto às implicações da Reforma para os dias de hoje e para o futuro. As Igrejas oriundas da Reforma, sempre em diálogo com a ecumene, precisam perguntar pelos desdobramentos da mensagem da Reforma ao longo dos séculos nos mais diferentes contextos, em todo o mundo.

Aqui no Brasil, um dos acontecimentos marcantes do Jubileu da Reforma será a emissão de um selo postal por parte dos Correios, o que é motivo de gratidão e alegria para quem compreende a importância da Reforma e do seu legado.

Sola gratia! Sola fide!

Dr. Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente da IECLB-Igreja Evangélica
de Confissão Luterana no Brasil
--------------------------------------------------------------
Veja a íntegra do Edital (Arquivo .pdf)

Edital 1 - 2016
500 Anos da Reforma Luterana
Emissão Conjunta Brasil/Alemanha
(Emissão Postal Comemorativa)
--------------------------------------------------------------
Alguns dos temas ilustrados pelas peças

Efemérides, religião, história, vultos célebres.

--------------------------------------------------------------
Peças Filatélicas

Serão preparadas peças filatélicas com base no selo, carimbos, envelopes e cartões-postais.

--------------------------------------------------------------
Próxima Série: Clique no título.
Programação Filatélica - 2017
Série Anterior: Clique no título.
00b(p) - 100 Anos do Lions International
Voltar para o Indice do Album 2017
Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva