-Objetivos- -Coleções- -Glossário- -Artigos- -Reportagens- -Notícias- -Universo da Filatelia- -Informações- -Peças Filatélicas- -Material Filatélico- -Mercado Virtual- -Bibliografia- -Aceita um cafezinho?- -Contato- -Home-

2 de outubro de 2018


07b-150 Anos do nascimento de Mahatma
Gandhi
(Emissão Postal Comemorativa)

07b-150 Anos do nascimento de Mahatma
Gandhi
(Emissão Postal Comemorativa)
Carimbo comemorativo de 1º dia de circulação
--------------------------------------------------------------
SOBRE O SELO

Essa emissão registra o início das celebrações do sesquicentenário do nascimento de Mohandas Karamchand Gandhi, conhecido como Mahatma (Grande Alma) Gandhi, ocorrido em 2 de outubro de 1869, em Porbandar, Índia. O selo focaliza a imagem do perfil do rosto de Gandhi. A foto usada para compor a arte é da década de 1940, propositalmente em preto e branco, para que os recursos monocromáticos resultem em uma imagem naturalmente mais expressiva, com o objetivo de focar a atenção do observador na face serena do idealizador e fundador do moderno Estado Indiano. Na lateral esquerda, a menção ao sesquicentenário de nascimento de Gandhi e na base do selo a frase atribuída a ele: “Olho por olho e o mundo acabará cego”. Para a composição da arte do selo foi utilizada fotografia e técnicas de computação gráfica.

DETALHES TÉCNICOS

Edital nº 7b Arte-finalização: Jamile Costa Sallum – Correios Processo de Impressão: ofsete Papel: cuchê gomado Folha com 16 selos Valor facial: R$ 1,85 Tiragem: 320.000 selos Área de desenho: 30mm x 40mm Dimensão do selo: 30mm x 40mm Picotagem: 12 x 11,5 Data de emissão: 02/10/2018 Local de lançamento: Brasília/DF Impressão: Casa da Moeda do Brasil Versão: Departamento de Varejo e Outros Negócios/Correios. Cód. de comercialização: 852012659

--------------------------------------------------------------
Texto descritivo do Edital
MAHATMA GANDHI : INÍCIO DAS
COMEMORAÇÕES DOS 150 ANOS DO
ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO

Mahatma Gandhi, o grande líder espiritual, social e político da Índia, é considerado a figura mais reverenciada dos nossos tempos. Para Albert Einstein, "as gerações por vir terão dificuldade em acreditar que um homem como este realmente existiu e caminhou sobre a Terra." E assim ele permanecerá graças à sua eterna mensagem de paz, amor e ao cada vez mais relevante princípio de não-violência. Em reconhecimento à sua imensa contribuição na luta pela liberdade ao redor do mundo, pelos direitos humanos e ao método de mobilização em massa (Satyagraha) contra a opressão, o dia 02 de outubro, aniversário de Gandhiji*, foi declarado o Dia Internacional da Não-Violência, reconhecido por 193 nações. Gandhiji é conhecido como o pai do movimento dos direitos humanos do século 20 e o prenúncio da luta pela paz e justiça da modernidade. Sua mensagem e seus ensinamentos têm significado ainda mais especial no mundo conturbado da atualidade, repleto de divisões políticas e religiosas, preconceito racial e exploração humana.

Nascido em 1869 na cidade litorânea de Porbandar, Estado de Gujarat, é popularmente conhecido como Bapu, o Pai da Nação Indiana. Gandhiji levava um estilo de vida muito simples e pregava que se devia “viver de maneira simples para que outros pudessem simplesmente viver”. Seu compromisso inabalável é evidenciado por seus inúmeros jejuns em prol de causas como harmonia religiosa, protestos contra a opressão de pessoas carentes, intocáveis e contra a violência. Durante a luta pela liberdade da Índia, Gandhiji foi preso diversas vezes. A celebração dos 150 anos de Gandhiji é a reafirmação de seus valores.

Aos 24 anos, já advogado, Gandhiji viajou para a África do Sul e lá viu muitos indianos sendo discriminados inclusive ele próprio foi impedido de viajar na primeira classe, sendo expulso do trem. Gandhiji ficou tocado pelas condições precárias dos indianos e começou uma luta contra a injustiça.

Mahatma Gandhi ficou conhecido por sua maneira única de lutar contra os britânicos, o império mais poderoso da época. Com métodos diferentes daqueles empregados por outros que lutavam pela paz, a opressão e agressão britânica eram revidadas com a resistência não-violenta. A estratégia de Gandhiji apelou às massas e a outros setores da população.

Gandhiji assumiu o papel de líder e guiou o movimento pela liberdade com o apoio de outros líderes como Subhash Chandra Bose, Jawaharlal Nehru e Sardar Patel. Ele liderou diversas campanhas não- -violentas contra o Império Britânico, como a Marcha do Sal, o movimento de desobediência civil e o Quit India Movement, que ganharam o apoio das massas por toda a Índia. A culminação desses movimentos resultou na decisão britânica de abandonar a Índia em 1947.

Como um símbolo de respeito, Gandhiji era chamado de Mahatma por Ravindranath Tagore e recebeu o título honorário de “Pai da Nação”. Ele foi assassinado em 30 de Janeiro de 1948. O compromisso de Gandhiji com a não-violência e sua crença em uma vida simples (ele fazia as próprias roupas, era vegetariano e jejuava como maneira de auto purificação e de protesto) continua a inspirar e a ser um raio de esperança aos oprimidos e marginalizados ao redor do mundo.

* O sufixo “ji”, em hindi, tem o propósito de demonstrar respeito.

Ashok Das
Embaixador da Índia no Brasil
--------------------------------------------------------------
Veja a íntegra do Edital (Arquivo .pdf)

Edital 7b - 2018
150 Anos do nascimento de Mahatma
Gandhi
(Emissão Postal Comemorativa)
--------------------------------------------------------------
Alguns dos temas ilustrados pelas peças

Personalidades, Relações Diplomáticas, história, geografia, política, simbolos nacionais.

--------------------------------------------------------------
Peças Filatélicas

Serão preparadas peças filatélicas com base no selo, carimbo, envelopes e cartões-postais.

--------------------------------------------------------------
Próxima Série: Clique no título.
Programação Filatélica para 2018
--------------------------------------------------------------
Série Anterior: Clique no título.
07a - Série Relações Diplomáticas: Brasil-Índia
(Emissão Postal Especial
Voltar para o Indice do Album 2018
Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva