Introdução

A matéria a seguir publicada é de autoria do filatelista português Américo Rebello, "que tem interesse pelo tema Aves, através da Maximafilia, e Sport Lisboa e Benfica em geral. Publica diversos artigos de filatelia relacionados com vários temas" (texto do autor).

João Alberto Correia da Silva

************************************************

ALVÉOLA – BRANCA

Ordem: Passeriformes

Família: Motacillidae

Espécie: Motacilla-Alba

A Alvéola-branca é uma ave relativamente pequena medindo aproximadamente cerca de 18 centímetros. È uma ave que se encontra por toda a Europa, Ásia e algumas zonas de África. Existem duas espécies, a alvéola-branca-enlutada que se encontra na Grã-Bretanha e a alveola-branca-comum que se encontra no resto da Europa, e ambas tem plumagem diferente. Normalmente o macho é preto com a face branca, tendo margens brancas nas penas da asa e na parte externa da cauda. O peito é preto, e branco na restante zona inferior, e a fêmea é semelhante tendo o dorso cinzento ardósia.

O seu habitat é essencialmente em campos abertos, jardins, vilas, parques, planícies e zonas próximas de água.

Estas espécies constroem os ninhos em zonas próximo de água ou edifícios e normalmente situam-se em buracos das paredes ou entre a relva, mas sempre bem escondidos. São feitos em forma de taça com pequenos ramos de árvores, musgo e folhas, sendo forrado depois com penas, lã e algodão.

Fazem duas posturas por ano nos meses de Abril a Junho, pondo em média 6 a 7 ovos por postura, sendo a sua incubação de 12 a 14 dias, e é feita só pela fêmea.

A sua alimentação é a base de sementes e diversos insectos.

Esta espécie é conhecida em vários países como:

  

  

  

Em França – Bergeronnette Grije

Em Espanha – Lavandera Blanca

Em Portugal – Alveola Branca Comum

Em Inglaterra – Wagtail Pied

Na Alemanha – Bachstelze

  

  

  

  

Postal Ilustrado de Alfredo da Conceição

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

• O Mundo das Aves

• A Descoberta das Aves em Portugal

• Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal

Américo Rebello

-Voltar-

Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva