Introdução

A matéria a seguir publicada é de autoria do filatelista português Américo Rebello, "que tem interesse pelo tema Aves, através da Maximafilia, e Sport Lisboa e Benfica em geral. Publica diversos artigos de filatelia relacionados com vários temas" (texto do autor).

João Alberto Correia da Silva

************************************************

ALVÉOLA – AMARELA

Ordem: Passeriformes

Família: Motacillidae

Espécie: Motacilla – Flava

A Alvéola – amarela é uma ave pequena que mede aproximadamente cerca de 16 centímetros, encontrando-se no Nordeste Africano, Europa e Ásia.

Destas aves existem várias espécies e com várias formas, mas a maioria delas tem uma plumagem com cores muito vivas em tons de amarelo e verde, cabeça acinzentada, cauda preta com penas exteriores de cor branca e as patas são escuras. Através da plumagem da cabeça consegue-se distinguir os machos das diversas raças. A alveola – amarela Britânica, tem a parte das sobrancelhas de cor amarelo vivo com a coroa e faces amarelo esverdeado. A alveola - amarela da Europa Central tem a cabeça em tons de azul, a coroa e as faces em tons de cinzento azulado escuro e aparte das sobrancelhas são brancas. A alveola - amarela da Escandinávia tem a cabeça cinzenta, a coroa em tons de cinzento escuro com as faces pretas. A alveola - amarela Italiana tem a cabeça em tons de cinza, com as faces mais escuras e as sobrancelhas esbranquiçadas. Existe também a raça Ibérica que se encontra na Península Ibérica e no Sudoeste da França, e que é semelhante à da raça da Europa Central com uma ligeira diferença nas sobrancelhas, que é em tons de branco atrás dos olhos e na garganta.

Segundo vários estudos sobre estas aves, a população existente a nível da Europa ronda cerca de 5 milhões de casais, o que dá origem a várias raças provenientes de vários cruzamentos. Só na Inglaterra existem aproximadamente cerca de 50.000 casais. Em Portugal é vista em toda a parte sendo com maior incidência nas zonas junto ao rio Douro.È vista normalmente empoleirada em arbustos, ou a caçar invertebrados, sendo o seu habitat é em terrenos abertos de preferência que tenha um tanque de água, ou em zonas alagadiças e também junto de quintas e aldeias.

A sua alimentação é a base de sementes e insectos.

Nidifica em cavidades, buracos e trepadeiras, construindo o ninho em forma de taça forrada de penas e lã. Faz duas posturas por ano nos meses de Maio a Junho, pondo em média 6 a 7 ovos por postura, sendo a sua incubação de 12 a 14 dias, e feita sempre pela fêmea.

Esta espécie é conhecida em vários países como:

  

  

  

Em França – Bergeronnette Printaniére

Em Espanha – Lavandera Boyera

Em Portugal – Alveola Amarela

Em Inglaterra – Yellow Wagtail

Na Alemanha – Schafstelze

  

  

  

  

Postal Ilustrado de Alfredo da Conceição

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

• O Mundo das Aves

• A Descoberta das Aves em Portugal

• Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal

Américo Rebello

-Voltar-

Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva