Recentemente assisti a uma palestra do Dr. Ari Leon Jurkiewicz, por ocasião de uma das reuniões mensais que são realizadas no restaurante da Associação Médica do Paraná, intituladas "Picadinho Cultural" durante a qual um confrade da AMP enfoca um tema não relacionado diretamente com a medicina. O enfoque da palestra, que na realidade teve sua conclusão na reunião do mês seguinte, foi "A vida do Faraó Tutankhamon" e se revestiu de especial significado para nós, filatelistas, pois foi realizada com apoio de "slides" mostrando peças filatélicas ilustrando aspectos da história da vida daquele faraó. Solicitei ao palestrante, meu colega na Diretoria da SOFICUR, tendo exercido o cargo de Presidente nos dois períodos que antecederam minha gestão, autorização para colocar o material em minha página, o que me foi concedido.
O Dr. Ari me fez a gentileza de preparar um arquivo em ".pdf", que pode ser apreciado por todos nós. Infelizmente, não pude contar com o brilhantismo e o aspecto didático da palestra em si, na ocasião aplaudida entusiasticamente por todos os presentes, devido à absoluta falta de condições para reproduzi-la.
Este trabalho, assim como muitos outros preparados pelo Dr. Ari Leon Jurkiewicz para apresentação em seminários, convenções e outros eventos promovidos no ambito das associações de medicina, pode ser apontado como o resultado mais concreto de decisão tomada há alguns anos pela Diretoria da SOFICUR de que era preciso, para assegurar a continuidade de nossa sociedade, levar ao conhecimento de grupos de estudiosos, intelectuais e/ou profissionais não adeptos da filatelia o aspecto cultural de nosso "hobby", mostrando que através da filatelia há condições de dissertarmos sobre qualquer assunto, com uso de imagens e textos apoiados no material filatélico disponível sobre determinado tema. O objetivo final, evidentemente, é trazer mais adeptos para o nosso meio.
A apresentação representa o resultado de um intenso processo de pesquisa tanto acadêmica (História do Egito) quanto filatélica (procura, em publicações especializadas tais como catálogos, revistas filatélicas, etc, de peças filatélicas adequadas à ilustração do texto desenvolvido).
Sem medo de errar, posso afirmar que os "slides" da apresentação podem ser considerados, independentemente do texto da palestra, como uma verdadeira coleção temática, embora desenvolvida sem obediência aos critérios e normas oficiais que norteiam a elaboração de uma coleção temática competitiva. E que ela, por si só, nos trás prazeroso conhecimento sobre a vida de Tutankhamom e de diversos aspectos sociais e culturais da sociedade egípcia de sua época.
Para acessar (arquivo .pdf), clique no link: