Como colecionador com enfoque principal em filatelia temática sempre procurei desenvolver a criatividade no momento de planejar a montagem de minhas coleções, tanto nos títulos quanto no desenvolvimento do roteiro. E verifico como isso é difícil de ser alcançado satisfatoriamente.
Por esse motivo, tenho grande admiração pelos filatelistas que escolhem um rumo diferente para expressar essa criatividade, montando coleções sobre um determinado aspecto pouco visado pela maioria dos colegas.
No “O Filatelista”, informe mensal da área filatélica dos Correios do Paraná, já citei a coleção de um colega de nossa sociedade filatélica, o Hermes Peyerl, que coleciona envelopes circulados, dirigidos a ele, enviados de todos os cantos do mundo. Possui uma extensa e belíssima coleção, faltando-lhe apenas dois ou três países da África e Ásia, se não me engano.
Recentemente tive conhecimento de outra coleção espetacular, a do filatelista Cesar Augusto de Souza Procópio, Membro do Clube Filatélico do Brasil e da FEFIBRA que, embora tenha como interesse principal a filatelia tradicional, vem se dedicando ao longo dos anos à montagem de uma coleção de envelopes circulados com uma característica comum entre eles, ou seja, postados em uma agência com nomenclatura concordante com o motivo do selo utilizado. Quem me informou sobre essa coleção foi o filatelista Aluísio Queiroga, quando me disse que repassaria a um amigo o envelope que eu lhe enviara, postado com o selo da Série Relações Diplomáticas: Brasil/Paraguai - ITAIPU Binacional, na agência dos correios em Foz do Iguaçu, mais especificamente naquela existente no Parque Tecnológico Itaipu. A imagem a seguir é de um dos envelopes de minha coleção do Brasil:
Ao saber disso, enviei ao Procópio um dos envelopes que tinha preparado quando da emissão da série de 2010, Morcegos - famílias que ocorrem no Brasil, postado em Andirá que, como na época me informou o Professor Julio Silvio de Souza Bueno, significa “Morcego” no idioma tupi.
Nestes dois casos, a concordância do carimbo com o selo é mais do que evidente, mas em alguns casos ela é muito sutil como, por exemplo, na correspondência que o Procópio me enviou em retribuição e que eu, confesso, não percebi . Só mais tarde é que verifiquei, após receber um e-mail dele, que o envelope apresentava essa característica. Ele foi postado, registrado, com uma quadra da Série América - Símbolos Nacionais, de 2010, ou seja, um conjunto de simbolos nacionais, na agência “Conjunto Nacional”, de Brasília-DF.
A coleção do nosso colega filatelista é extensíssima, já tendo sido exposta em diversas oportunidades. Recentemente uma pequena parte da coleção foi exposta na Agência Filatélica de Belém/PA, em comemoração dos 78 anos da SoPhiIPa.
Para conseguir concordância carimbo/selo há um trabalho intenso de pesquisa por parte do Procópio, principalmente no catálogo RHM e nos sites dos Correios e do IBGE, eventual contato com a agência, o preparo do envelope e a espera ansiosa pelo material, que ao ser recebido é motivo de alegria e sentimento de realização (só quem é filatelista sabe o que é isso), como sempre acontece que uma nova peça é adquirida.
Sei que é impossível mostrar toda a coleção neste espaço. Contudo, solicitei ao Procópio que me enviasse algumas imagens para exemplificar melhor o enfoque da coleção, evidenciando essa correlação com relação a diversos temas, tais como fauna, flora, minerais, monumentos, entre muitos outros, bem como uma breve descrição sobre a coleção, no que fui atendido. Verifiquei então, que na verdade são duas coleções, conforme descrito, nas palavras do filatelista:
"1) Correio do Brasil - Seus selos, suas Agências: Que faz correlação de nomes de Agências Postais com selos;
2) Os selos das Agências de Correio do Brasil: Que correlacionam os selos com os nomes das Agências, esta coleção possui mais peças, porém, e ainda não foi montada."
Continuando, ele comenta sobre a primeira (Correio do Brasil - Seus selos, suas Agências):
"Esta coleção realiza a correlação entre Selos emitidos no Brasil e os Nomes de diversas Unidades postais, possuía 910 peças de mais 600 Municípios Brasileiros (fev/2011), e está estruturada em quatro módulos com dezoito capítulos no total.
Todas as folhas possuem:
- Um envelope circulado com correlação entre o selo de porteamento e a Agência emissora.
- Informações sobre os selos porteadores das cartas (série, nome e data de emissão).
- Informações sobre as Agências emissoras das cartas (Nome e data de inauguração).
- Informações sobre os Municípios em que estão as Agências (nome, Unidade Federativa, data de emancipação e localização geográfica).
Devido ao seu tamanho, ainda não foi possível expô-la por completo. Porém, partes destas coleções já foram expostas nas Cidades do Rio de Janeiro/RJ (Evento: 40 anos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), Brasília/DF (Evento: Reinauguração da AF Brasília/DF), São José do Rio Preto/SP, Belém/PA (Evento: 78 anos da SoPhiPA) e Campo Grande/MS (Evento: Exposição Pantanal 2011)".
Os envelopes abaixo foram obliterados com estrangeirismos (nomes não-portugueses de agências)
Ao mesmo tempo em que agradeço ao colega a atenção dispensada, espero que um dia tenha oportunidade de apreciar com muita atenção a coleção dele, em alguma mostra ou exposição da qual ele venha a participar e à qual eu tenha a oportunidade de comparecer.