Embora o edital distribuidos pelos correios registre como local de lançamento a cidade de Brasília/DF, foram divulgados carimbos de todas as regionais.
A arte é uma composição gráfica da nova marca dos Correios, ao centro, sobre um fundo branco e uma composição de prismas na parte superior e inferior utilizando-se das cores institucionais, destacando a limpeza das novas formas, tanto do símbolo quanto do logotipo. Os prismas localizados fazem parte da nova identidade, trabalhando junto com a Marca para passar a ideia de solidez, confiança, organização, leveza e inovação ao público. Técnica utilizada: Desenho vetorial a partir dos elementos que compõem a nova identidade visual e a nova marca, frutos do projeto de branding.
Edital nº 8 Artista: ZINK GCR - DECOE Processo de Impressão: Ofsete Folha: 30 selos Papel: Cuchê gomado Valor facial: 1º \porte Carta Comercial Tiragem: 1.500.000 selos Área de desenho: 35mm x 25mm Dimensões do selo: 40mm x 30mm Picotagem: 11,5 x 12 Data de emissão: 6/5/2014 Local de lançamento: Brasília/DF Impressão: Casa da Moeda do Brasil Prazo de comercialização pela ECT: até 31 de dezembro de 2017 (este prazo não será considerado quando o selo/ bloco for comercializado como parte integrante das coleções anuais, cartelas temáticas ou quando destinado para fins de elaboração de material promocional).
Por meio de sua marca uma empresa se comunica com o seu público e alcança projeção no mercado onde atua. As organizações têm uma enorme responsabilidade com esse patrimônio, que as representam em todos os contextos, dando-lhes personalidade jurídica e representatividade frente aos seus clientes e à sociedade.
A primeira identidade visual da marca dos Correios foi criada em 1970, por meio de concurso público. Baseado no envelope comum aéreo com bordas em desenhos geométricos verdes e amarelos, o símbolo selecionado com paralelogramos em formato de duas setas opostas transmitia dinamismo, difusão e movimento, reforçando a ideia de celeridade e comprometimento dos Correios com a comunicação entre as pessoas e, dessa forma, com o desenvolvimento nacional.
Essa marca foi utilizada por 20 anos. Na revitalização, ocorrida em 1991, o símbolo foi mantido, ao qual se adicionou o logotipo CORREIOS, ficando a assinatura visual dentro de um box, com a composição nas cores amarelo, azul e branco.
Na chegada ao século 21, marcado por inovações tecnológicas que impactam a vida das pessoas, moldam o mundo dos negócios e, em especial, as atividades postais, os Correios estão se modernizando para se adaptar a esse novo tempo. Como consequência disso, identificou-se a necessidade de revitalizar novamente a sua marca, a fim de refletir a sua nova dinâmica, e reforçar a comunicação de uma empresa mais moderna, mais próxima e que está permanentemente conectada com as necessidades das pessoas e das instituições no Brasil e no mundo.
Neste cenário, o redesenho da identidade visual da marca dos Correios é uma evolução natural da empresa, que esteve sempre se renovando ao longo de sua história de mais de 350 anos.
Neste desafio de redesenho de uma das marcas mais tradicionais e admiradas no país, que detém alto nível de confiança dos brasileiros, foi contratada uma empresa especializada em branding. Quatro pontos fundamentais guiaram o redesenho da nova assinatura visual:
1. Manutenção das cores amarela e azul, pois são os elementos da identidade visual mais fortemente reconhecidos pelas pessoas.
2. O segmento de negócios da empresa tem a conexão como base, de forma que foi necessário acrescentar o atributo de proximidade ao desenho.
3. O símbolo já sugeria movimento na percepção das pessoas, mas ainda era tímido, preso dentro do box que continha a assinatura visual. Foi necessário potencializar este movimento para demonstrar o dinamismo da marca.
4. Para gerar uma marca próxima das pessoas, uma das primeiras ideias foi suavizar a imposição da logotipia que era toda em caixa alta.
A construção do novo logotipo (nome da marca) manteve o raciocínio construtivo do anterior, e adicionou características contemporâneas. Desta forma, o lettering foi construído de maneira modular, tomando a letra “o” como referência para a construção dos tipos. O redesenho em caixa baixa apenas com a inicial maiúscula, simboliza uma assinatura pessoal, menos impositiva, tornando-a mais próxima e amigável.
O novo símbolo nasceu de dentro do atual. As setas, cada uma apontando em uma direção estiveram sempre contidas na marca, e simbolizam a poderosa capacidade dos Correios de ir e vir, de circular, de conectar, de andar por todos os caminhos para realizar sua missão. Os ângulos em que o novo símbolo foi construído também fazem menção ao anterior, mostrando o respeito ao reconhecimento que esta forma possui. O símbolo também mostra a flexibilidade que a marca tem de atender a diferentes segmentos da população e portes de empresa.
A nova assinatura visual (composição do símbolo e logotipo) ficou clara e legível. Simboliza confiança, solidez, proximidade, inovação e flexibilidade.
Ela é aplicada diretamente sobre fundo branco, o que valoriza as cores institucionais e a torna mais livre para novas composições de arquitetura de marca, tão necessárias ao novo momento da Empresa.
Por meio desta emissão, os Correios registram a importância histórica do lançamento de sua nova identidade visual, com a qual pretendem se posicionar como uma empresa de classe mundial.
Correios, marcas, símbolos, campanhas institucionais, propaganda.