Máximos Postais do Brasil

       Introdução

Um máximo postal é uma peça filatélica formada por 3 elementos em plena concordância: selo, cartão-postal e carimbo.

O colecionismo de máximos postais, que tem suas regras próprias dentro da filatelia, é chamado de Maximafilia.

Essas regras encontram-se extensivamente explicadas em artigos do maximafilatelista Agnaldo de Souza Gabriel, que podem ser consultados utilizando-se o menu "Artigos" da página principal desta homepage.

Resumidamente, tendo-se um postal com imagem adequada e concordante com a de um selo postal colado em seu anverso (lado da imagem) e com carimbo comemorativo da emissão, temos um máximo postal. No caso do carimbo ser de simples circulação, isto tembém é válido, desde que haja concordância de localidade e a data do carimbo esteja dentro do período de validade de comercialização do selo.

A seguir, exemplo de máximo postal preparado de acordo com estes critérios:

Imagem cedida pelo filatelista Ernani Rebello

A peça filatélica, muito bonita, foi preparada utilizando-se um cartão postal comum, do tipo daqueles que são encontrados à venda em bancas de jornais, livrarias, orgãos de turismo, etc. sendo, portanto, um máximo postal "não-oficial".

Contudo, os correios da maioria dos países costumam editar e comercializar cartões postais referentes a algumas das séries que emitem e esse é o caso da Empresa Brasileira de Correios e Telegrafos, do Brasil.

Os máximos resultantes desses cartões são chamados de "oficiais", já que a emissão dos cartões consta dos editais referentes à série respectiva. E também estão relacionados no Catálogo RHM. Os demais maximos, preparados com cartões postais comuns, não são encontrados em catálogos nem chamados de "oficiais", até por ser impossível o registro de todos aqueles que foram preparados particularmente.

Pretendemos colocar exemplos de ambos os tipos de máximos, por entendermos que é possível criar-se peças de rara beleza com utilização de postais não necessariamente comercializados pelos correios. Devido à facilidade de organização, começamos pelos máximos postais "oficiais", seguindo a ordem de numeração do catálogo RHM. Colocamos quase todos os máximos listados no referido catálogo, usando os máximos de minha coleção e imagens gentilmente enviadas por amigos. As poucas imagens faltantes forma substituidas por uma espécie de cartão contendo dados da emissão;

Cabe ressaltar que, por longo período de tempo, os carimbos datadores de primeiro dia de circulação eram disponibilizados em todas as regionais dos correios. Assim, muitos dos máximos apresentados contam com o carimbo da regional Paraná, em virtude de grande parte de minha coleção de material do Brasil ter sido adquirido depois que passei a residir em Curitiba. Por isso, alguns podem não ser aceitos por todos como válidos, por falta de concordância quanto à localidade. Além disso, em algumas emissões os postais são a reprodução exata da imagem constante do selo, o que também é alvo de restrições. Em ambos os casos, considero que tais peças não devem ser apresentadas em coleções competitivas da modalidade, mas podem tranquilamente fazer parte do acervo particular de qualquer colecionador. Sobre o assunto, transcrevo uma frase pinçada do e-mail que o Agnaldo teve a gentileza de me enviar quando lhe solicitei uma avaliação prévia do texto desta página:

"Nas emissões brasileiras, há restrições para máximos oficiais cujos postais têm múltiplas imagens, falta de concordância visual e, principalmente, falta de concordância de local."

O primeiro máximo oficial preparado com um cartão-postal emitido pelos correios brasileiros é composto desse cartão, do selo C-779 (RHM) emitido em 5 de maio de 1973 comemoração da Inauguração do Cabo Submarino Brasil/Canárias e o respectivo carimbo comemorativo.

Ainda segundo o catálogo RHM até 21 de abril de 2007, (ultimo registro do Catálogo de Selos do Brasil 2008, RHM - 56ª Edição) foram emitidos 257 cartões postais. O número de máximos é bem maior, já que alguns postais foram utilizados para elaboração de vários máximos, utilizando-se os diversos selos de uma determinada série, individualmente e/ou ainda no seu conjunto total. O exemplo mais marcante é o do cartão referente á série Oceanos (RHM C-2089 a C-2112) em que um mesmo postal foi utilizado para elaboração de 24 máximos postais, um com cada um dos selos da série, numerados pelo Catálogo como MAX-211 a MAX-211W

Os maximos postais oficiais preparados com cartões emitidos a partir daquela data tem suas imagens e dados pertinentes exibidos, com omissão de número de catálogo. Tão logo saia a proxima edição do catálogo RHM, atualizaremos a numeração

Clicando no link a seguir, você poderá apreciar os máximos oficiais que integram minha coleção ou cujas imagens foram cedidas por amigos:

Como já mencionado, não disponho das imagens de alguns dos máximos. Para possibilitar a manutenção da sequência correta, bem como dar algumas informações sobre os faltantes, utilizo o selo, o carimbo e alguns dados pertinentes, provisoriamente.

Se você quiser fazer um passeio pelo album, desde o início, clique no link a seguir:

-Máximos Postais Oficiais do Brasil-

Se preferir examinar um determinado máximo, de acordo com a numeração RHM, acesse:

-Tabela dos Máximos Postais Oficiais do Brasil-

Se você tiver algum dos máximos que me faltam e não for incomodo me ceder a imagem, agradeço entrar em contato.

Já com relação aos máximos não oficiais, foram iniciados os trabalhos de coleta de dados, tratamento de imagens e de texto. Já recebemos um total de 20 imagens de maximos do acervo do colecionador Ernani Rebello e começamos com essas imagens uma página inicial, a titulo de teste.

A ideia do projeto é montar duas seções especificas, uma como um simples album de maximos para cada filatelista que quiser participar enviando as imagens, ordenadas por ordem de chegada. A outra, ainda em fase de estudo, uma coleção preparada como se fosse para expor, com o título de "O Meu Brasil é...", divido em seções, começando por "...acima de tudo o seu povo", depois "...sua cultura, artes e tradições" "seu território e natureza.", "seus recursos...", etc.N Nela serão utilizadas imagens de maximos escolhidos dos albuns.

A primeira está exemplificada pelo album pertinente ao Ernani e pode ser vista usando-se o link a seguir:

-Máximos Postais Não Oficiais do Brasil-

Agradeço a colaboração do Ernani e espero que o trabalho possa ser incrementado por muitas adesões de colegas.

Criticas, sugestões ou outro tipo de comentário, serão bem recebidas e examinadas com a devida atenção

João Alberto Correia da Silva

-Home-

Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva