Quando da elaboração da Programação Filatélica para 2010, o Comitê encarregado de analisar e aprovar ou descartar as propostas para os temas de cada emissão do ano seguinte, aprovou, entre outros, o lançamento de um selo comemorativo do encerramento da Década de Paz, enquadrado no grupo Emissões Mercosul, que prevê uma emissão anual por todos os países integrantes do bloco.
Logo após o nefasto acidente que vitimou a Doutora Zilda Arns Neumann, médica pediatra e sanitarista que criou, coordenou e incentivou incessantemante obras sociais com destaque para a Pastoral da Criança, os correios brasileiros decidiram homenagear, com essa emissão, toda uma vida dedicada ao bem e à procura de disponibilização de recursos e técnicas que permitissem o desenvolvimento sadio das crianças e, em outra vertente, a manutenção de qualidade de vida dos idosos.
O lançamento foi programado para acontecer nas cidades de Curitiba/PR e Forquilhina/SC, cidade onde nasceu a Doutora Zilda, no dia 25 de março de 2010.
Em Curitiba, a cerimônia foi realizada na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, logo após Missa celebrada pelo Sr. Arcebispo da Cúria Metropolitana de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti.
Na qualiddade de Presidente da Sociedade Filatélica de Curitiba - SOFICUR, fui convidado oficialmente para participar da cerimônia, que aconteceu num clima de emoção e reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Doutora Zilda Arns na busca de solidariedade e apoio às pessoas que mais necessitam de nosso carinho, as crianças e os idosos.
Aqui cabe destacar a impecável organização do evento, a cargo da Assessoria Filatélica dos Correios no Paraná, cuja equipe me permito parabenizar.
Das autoridades presentes, destaco aquelas que foram convidadas a proceder à obliteração do selo, cerimônia essa que consiste na aposição do carimbo comemorativo, colado numa cartela, na qual são grafadas as assinaturas das pessoas presentes na mesa em cada obliteração. O ato foi conduzido pelo Diretor Comercial da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Ronaldo Takahashi de Araújo e pelo Diretor dos Correios no Paraná, Itamar Ribeiro.
Em seguida, o Diretor Administrativo da Empresa de Correios e Telégrafos, o Coordenador da Pastoral da Criança Nacional/Internacional, o Arcebispo da Cúria Metropolitana de Curitiba e o Presidente da Academia Paranaense de Medicina proferiram breves mas eloquentes discursos, versando sobre as qualidades da Doutora Zilda Arns, todos destacando o sorriso dela, sempre presente em todas as ocasiões, caracteristica que está bem evidente no selo ora lançado.
Foi lida a mensagem enviada pelo Presidente da Pastoral da Pessoa Idosa, Dom José Antonio Peruzio.
Encerrada a cerimônia, foi feito o registro fotográfico das autoridades presentes e da equipe dos correios.