Aconteceu nesta sexta-feira, 22 de outubro de 2010, a cerimônia de lançamento da emissão de Natal deste ano, na Agência Filatélica de Curitiba, no espaço da sobreloja da Rua Marechal Deodoro, 298.
O painel que embeleza a parte superior da parede frontal à entrada parece saudar os frequentadores com uma mostra de alguns dos mais conhecidos pontos turísticos que caracterizam nossa cidade.
À medida que os convidados, funcionários dos Correios da Assessoria Filatélica da Regional Paraná e outros freqüentadores da Agência Filatélica chegavam, eram encaminhados para a sobreloja, cujo ambiente já estava preparado para a cerimônia de lançamento da emissão Natal 2010.
Sobre a mesa destinada à cerimônia, além de um pequeno presépio e um pinheirinho de Natal, as pastas que seriam presenteadas aos convidados para a obliteração das peças, o carimbo comemorativo e a almofada a serem usados nesse ato.
Adicionamos à imagem do poster que anuncia a emissão, destaque dos selos e do bloco que a compõem.
Ao lado do poster, encontravam-se os três paineis que contém a minha coleção "Natal: o presente é o amor do Salvador", montada especialmente para este evento. No flagrante, comento com o filatelista Claudio Antonio Broliani detalhes de uma peça da coleção, o carnet de Natal emitido no ano de 1994.
Enquanto era aguardado o início da cerimônia, os presentes trocavam impressões entre si e apreciavam a coleção.
Finalmente, chegou o momento de iniciar-se o lançamento. O Mestre da Cerimônia, Diogo Machado, Gerente da Agência Filatélica de Curitiba, começa saudando todos os presentes e passando a palavra, para condução dos trabalhos, ao Sr. Itamar Ribeiro, Diretor Regional dos Correios do Paraná.
O Diretor Regional dos Correios do Paraná, discursou brevemente, ressaltando a importância do Natal, como instrumento de união das famílias e comentando sobre o grande amor que o Pai nutre por todos nós, destacando que só um pai pode entender o sacrifício que representa o envio de Jesus Cristo a este mundo, com a missão de nos salvar, sabendo que para isso seria necessário o martírio e a morte de Seu Filho.
Após, o Mestre da Cerimônia convocou as autoridades convidadas para a cerimônia de lançamento da emissão a se aproximarem da mesa para procederem à obliteração das peças. Num gesto elogiável e aplaudido por todos, adicionou à lista o nome do Pedro, jovem filatelista que, apesar da pouca idade, já demonstra algumas das qualidades que contribuem para a formação de um filatelista: curiosidade aguçada, vontade de aprender, memória fotográfica, senso de organização e disciplina, senso estético, entusiasmo e dedicação, entre outras.
Os convocados foram: Dom Moacyr José Vitti, Arcebispo da Cúria Metropoliatana de Curitiba; Frei Nelson José Hillesheim, diretor da FAE Business School; Luis Roberto Antonik, Diretor Geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão - ABERJ, João Alberto Correia da Silva, Presidente da Sociedade Filatélica de Curitiba e Pedro Vieira Todeschini, filatelista.
Chamados um a um, os convidados procederam à obliteração da peça filatélica e à sua assinatura.
Convidado a fazer uso da palavra, Dom Vitti discursou sobre o significado do Natal, destacando que nesta época, muito mais do que comemorar o Natal, devemos celebrá-lo, isto é, trazendo para nossos dias o evento do Nascimento do Menino Jesus, como esperança de redenção de todos nós
Frei Nelson também discursou, lembrando que foi São Francisco de Assis, fundador da Ordem Franciscana, que instituiu a tradição de se comemorar o Natal com a montagem do Presépio, quando convocou alguns irmãos da Ordem a reunir alguns animais, a vaca, o jumento, ovelhas e a encenarem, no lugarejo das proximidades, o evento do Nascimento do Menino Jesus.
Em seguida, fez uso da palavra Roberto Antonik, que destacou a importância dos ensinamentos de Jesus nos dias de hoje de nosso País, que vive momentos de desenvolvimento e crescimento em que os princípio democráticos de Liberdade, Igualdade e Fraternidade (Liberté, Égalité, Fraternité, lema da Revolução Francesa) precisam ser preservados.
A cerimônia, como sempre muito bem organizada pela Therezinha, com a colaboração entusiástica do pessoal da AF, foi encerrada com a degustação de um belo coquetel. Após, os presentes se dirigiram às instalações da AF no térreo, para aquisição dos selos da emissão.
Agradeço a todos que colaboraram com o evento, em especial ao António Carlos Pereira, da Assessoria de Comunicação dos Correios, pela cessão de várias fotos, inclusive daquela que usei para a próxima imagem e à Natali, da Área Comercial, pelo uso técnico e eficiente de minha máquina fotográfica.