Conforme já noticiado nesta página, na seção "Notícias", aconteceu nesta terça-feira, 3 de novembro de 2010, no Museu Alfredo Andersen, o lançamento do selo personalizado e respectivo carimbo comemorativos dos 150 Anos do Nascimento do Pintor Alfredo Andersen, cerimônia que fez parte dos eventos programados para a Semana Andersen - 2010.
O convite, que recebi na qualidade de Presidente da Sociedade Filatélica de Curitiba - SOFICUR, foi emitido pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, pelo Museu Alfredo Andersen e pela Sociedade Amigos de Alfredo Andersen
Antes do início da cerimônia, tive oportunidade de fotografar a mesa destinada à obliteração da peça filatélica, bem como parte de decoração do salão do 1º andar do Museu onde aconteceria o evento.
Logo, o salão ficou lotado com a presença de autoridades, familiares do pintor, de Curitiba, do Brasil e do Exterior (Noruega e Estados Unidos da América do Norte), convidados e de um grupo de escoteiros que também participou da cerimônia.
Devido à grande aglomeração de pessoas, inclusive à presença de muitos representantes da mídia, jornalistas, repórteres e fotógrafos, encontrei dificuldade em registrar o ato em sí, embora tenha recebido a promessa de envio de algumas fotos.
Iniciando o ato, a Mestre da Cerimônia chamou o Senhor Governador do Estado do Paraná e Senhora, a Senhora Embaixadora da Noruega no Brasil, o Senhor Consul-Geral da Noruega no Brasil e Senhora, o Senhor Diretor dos Correios (Regional Paraná), a Senhora Secretária de Cultura do Estado do Paraná, a Senhora Diretora do Museu Alfredo Andersen e o Senhor Presidente da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, que também representou a família do Pintor.
Todos fizeram seus pronunciamentos, exaltando a figura do Pintor, o significado de sua Obra e de seu amor pelo Paraná para a Cultura Paranaense, e o estreitamento das relações Brasil-Noruega em decorrência do reconhecimento de sua arte pelo povo norueguês. A seguir, as poucas fotos que consegui tirar durante toda esta parte da cerimônia.
Foi-me totalmente impossível obter um ângulo adequado para fotografar a cerimônia da obliteração da peça filatélica, devido ao grande aglomerado de profissionais da mìdia e de convidados junto à mesa destinada a esse fim. Nesse momento tirei a única foto possível, ou seja, dos convidados que ocupavam a parte do salão mais afastada da mesa.
Já no final da cerimônia, no momento em que me retirava do recinto, um flagrante das bandeiras do Brasil e da Noruega que foram portadas pelos escoteiros presentes.
Meus parabéns a todos os envolvidos na iniciativa da emissão do selo personalizado e carimbo comemorativos dos 150 anos de nascimento do Pintor Alfredo Andersen, em especial à Diretoria do Museu Alfredo Andersen, à Sociedade Amigos de Alfredo Andersen e aos Correios do Brasil. Ao comemorar-se o evento através da emissão deste Selo Personalizado e respectivo carimbo comemorativo, fica a certeza do registro definitivo da data e de sua divulgação por todo o Paraná, pelo Brasil e pelo Mundo.