Aconteceu nesta segunda-feira, dia 22 de novembro de 2010, a partir das 10 horas, a cerimônia de abertura da EXFILRIO - 2010, no segundo andar do Museu dos Correios, na cidade do Rio de Janeiro - RJ.
Ao chegar, autoridades, convidados e demais visitantes deparavam com belíssimo painel, dando as boas-vindas a todos.
Como parte integrante do evento, estava programado o lançamento de selo personalizado e carimbo, comemorativos da realização da exposição. Sobre a mesa destinada à cerimônia, além do material a ser usado na obliteração, encontrava-se o troféu que seria entregue ao artista plástico, Senhor Benício, autor do selo premiado como o melhor de 2009, comemorativo dos "100 Anos de Nascimento de Carmem Miranda".
Enquanto aguardavam o inicio do ato de abertura, os presentes já circulavam no salão, apreciando as várias coleções expostas e trocando impressões entre si.
Para ver a relação das coleções expostas, clique no link abaixo:
A Mestre da Cerimônia iniciou os trabalhos, anunciando o Senhor Diretor Regional dos Correios do Estado do Rio de Janeiro que, após breve saudação aos presentes, evidenciou a importância da filatelia para os Correios e o papel dos selos e demais peças filatélicas, na divulgação da cultura, tradição, riquezas naturais, pontos turísticos e outros aspectos característicos de nosso País.
Após o discurso do Diretor Regional dos Correios, tomou a palavra o Presidente da FEBRAF.
Em seguida a Mestre da Cerimônia anunciou a próxima autoridade a discursar, o Presidente do Clube Filatélico do Brasil.
Fazendo uso da palavra, o senhor Presidente do CFB destacou a importância do evento ora inaugurado, ressaltando que o mesmo, de caráter estadual, pode ser considerado porta de entrada de novos filatelistas no universo das exposições competitivas oficiais, pois propicia aos iniciantes na arte da filatelia, a avaliação de suas coleções e a possibilidade de ascensão aos diversos niveis de exposições (regional, nacional, binacional e internacional).
Prosseguindo, a Mestre da Cerimônia, convidou o Senhor Diretor Regional dos Correios para a solenidade de entrega de troféu que foi atribuído ao artista plástico, Senhor Benício, pela autoria da arte gráfica do selo comemorativo dos "100 anos de Nascimento de Carmem Miranda", votado como selo comemorativo brasileiro mais bonito de 2009 na categoria "Arte Filatélica".
Dando continuidade à agenda, a Mestre da Cerimônia anunciou a Sra. Maria de Lourdes Torres de Almeida Fonseca, Chefe do Departamento de Filatelia e Produtos, para presidir a cerimônia de obliteração do selo personalizado "Maravilhas do Rio" (vinheta EXFILRIO) mediante aposição do carimbo comemorativo da Exposição.
Após, a Sra. Maria de Lourdes pronunciou um discurso emocionado, destacanddo a importância dos filatelistas, dos clubes, dos comerciantes filatélicos e da área de filatelia dos correios que, irmanados na luta pela divulgação da filatelia unem seus esforços para que isso aconteça da emlhor maneira possível. Terminou, anunciando a programação de novos eventos, entre eles a LUBRAPEX e a BRASILIANA, e desejando um Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos os presentes.
Enquanto aguardavam o início do almoço programado para encerramento da abertura do evento, ao qual infelizmente não pude comparecer em virtude de outro compromisso assumido, os presentes foram agraciados com a execução de músicas brasileiras executados por um conjunto formado por funcionários dos Correios.
Paralelamente à Exposição, os Correios programaram várias atividades dirigidas mais especialmente a jovens estudantes, com visitas programadas,workshops, palestras, etc.
Ressalto a impecável organização do evento. Todos nós sabemos que o trabalho pesado de organização da montagem de uma exposição cabe à entidade filatélica regional do local onde ela é realizada, neste caso, ao Clube Filatélico do Brasil que tem sua sede na cidade do Rio de Janeiro, com o apoio das diversas áreas de filatelia dos correios, regional e central. E todos aqueles que já participaram da montagem de um evento desta magnitudes - entre os quais me incluo - sabem com muita clareza o sacrificio, a paciência e a dedicação que ele exige.
Não posso deixar de lembrar os filatelistas que, muitas vezes com sacrificio pessoal se dedicam à montagem de coleções com finalidade competitiva, pois sem o trabalho deles nenhuma mostra seria viável.
Meus cumprimentos a todos e meus votos que continuem com esse espírito de dedicação e amor a nosso "hobby", tão importante na divulgação das coisas de nossa terra e de todo o mundo.