A convite dos Correios, Regional Paraná, assisti à solenidade de abertura da 39ª Conferência Escoteira Mundial,que aconteceu na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, Brasil.
O Escotismo é um movimento de educação de jovens, de alcance global, iniciado na Inglaterra em 1907, e tem sua sede mundial em Genebra, Suíça.
Existem atualmente mais de 30 milhões de crianças, jovens e adultos, em 160 países, reconhecidos internacionalmente pela WOSM – WORLD ORGANIZATION OF SCOUT MOVEMENT.
No Brasil, o Escotismo teve início em 1910, trazido da Inglaterra para o Rio de Janeiro por oficiais da Marinha Brasileira. Hoje conta com mais de 70 mil membros ativos, em praticamente todos os estados brasileiros, filiados à UEB - União dos Escoteiros do Brasil, única entidade filiada à WOSM, e responsável pela prática do escotismo no Brasil.
A Conferência Mundial é a "Assembléia Geral" do movimento escoteiro. É o órgão máximo da organização mundial e reune-se a cada 3 anos, durante uma semana, sempre em um país diferente. É composta por todos os seus membros, que são as organizações escoteiras nacionais reconhecidas"
O objetivo da Conferência é promover a unidade, a integridade e o desenvolvimento do movimento escoteiro mundial. Isto é alcançado através de uma estrutura organizada para troca de idéias e informações entre seus membros, formular as políticas mundiais, analisar e aprovar os relatórios e recomendações do Comítê Mundial e dos órgãos que gerenciam a organização mundial, eleger os membros do comitê mundial, escolher os locais para eventos, aprovar novos países membros, definir taxas, aprovar emendas à Constituição mundial e outras ações.
De 10 a 14 de janeiro de 2011 a UEB - União dos Escoteiros do Brasil sedia a primeira Conferência Escoteira Mundial que acontece na América do Sul no período de 100 anos de existência do escotismo, a 39.ª CONFERÊNCIA ESCOTEIRA MUNDIAL.
A agenda da cerimônia de abertura, que aconteceu no "Piso Poty", 9º andar do Estação Convention Center, foi a seguinte:
Logo após chegar ao espaço do evento, dirigi-me ao estande dos Correios, muito bem decorado, onde fui recebido pelo Diogo, gerente da AF de Curitiba, que, por sinal estava muito bem assessorado.
Logo após a apresentação da orquestra, o Presidente do Comitê da 39ª Conferência Escoteira Mundial, Paulo Salamuni, proferiu breve discurso de agradecimentos.
Dando inicio à cerimônia de lançamento, o sr. Areovaldo Figueiredo, Diretor em exercício dos Correios do Paraná, convocou as autoridades convidadas para a obliteração das peças filatélicas que passarão a fazer parte do acervo do Museu dos Correios.
Pessoalmente, considero que o selo personalizado é uma peça importante na divulgação de eventos, de aspectos culturais, sociais e turísticos de nosso país, fixação de nomes e logos de empresas e outras entidades, e muito mais. Ao afixar-se um selo (na verdade seja de que tipo for) numa correspondência estamos levando, muitas vezes para lugares distantes, informações sobre um desses aspectos, contribuindo para a propagação das informações sobre o Brasil. E, se como é o presente caso, for emitido carimbo comemorativo relacionado, o interesse dos filatelistas, principalmente os temáticos, é despertado com muito maior intensidade. Cabe ressaltar que o carimbo comemorativo de um evento, durante um período pré-determinado, pode ser utilizado na obliteração de qualquer outro selo, o que possibilita a montagem de peças filatélicas que podem enriquecer o acervo do filatelista temático.
Como exemplo dessa possibilidade, peças que montei no dia do lançamento, com utilização do selo personalizado comemorativo do evento e com outro selo que possui caracteristiscas que permitem reforçar a ilustração do tema.
Comparecendo ao estande dos correios, verifiquei que, embora a maioria dos escoteiros presentes estivesse aproveitando a oportunidade para troca informal de informações, foi grande o comparecimento ao estande, na procura de material filatélico.
Para encerrar com chave de ouro minha participação no evento, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente um grande filatelista de Santa Catarina, o Luiz Salgado Klaes, que se dedica à filatelia temática sobre Escotismo.
Sob risco de me tornar repetitivo, mais uma vez cumprimento e expresso minha admiração ao trabalho da equipe da área filatélica dos correios no Paraná que, com dedicação, competência e muita garrra que testemunho, muito colaboraram para abrilhantar um evento de tanto significado, abrindo campo para um maior incentivo ao colecionismo de selos por parte dos jovens escoteiros que, por sua formação, treinamento e principios morais de certeza são seara fértil para o crescimento do interesse pela filatelia entre eles.