1ª REUNIÃO FILATÉLICA DE 2015 NA AGÊNCIA FILATÉLICA DE CURITIBA

Neste sábado, 7 de março, aconteceu a 1ª Reunião Filatélica de 2015 em Curitiba, uma realização conjunta da Agência Filatélica de Curitiba e da SOFICUR - Sociedade Filatélica de Curitiba, ocasião em que comemoramos o "Dia do Filatelista Brasileiro", transcorrido no dia 5 deste mês.

Os filatelistas, colecionadores e outros interessados foram recepcionados pela equipe da Agência Filatélica de Curitiba, a gerente Lucirene e os atendentes Pâmella e Felipe, com os já habituais calor humano, simpatia e atenção que sempre dispensam a todos os que frequentam aquela Agência.

Foi preparada uma bem sortida mesa com salgadinhos, doces café e refrescos, muito apreciada pelos integrantes do evento. Também foram providenciadas lembranças para entrega aos convidados.



Brindes para presentear aos filatelistas e colecionadores presentes

A atividade de troca e procura de material filatélico doado por associados da SOFICUR e comerciantes do ramo foi muito animada.Também aconteceu a troca de material trazido pelos participantes da reunião.


Alguns flashes da atividade de troca e procura de material filatélico de interesse de cada um

A Gerente da AF-Curitiba, Lucirene Ribas, proferiu breve pronunciamento, reiterando as boas vindas aos participantes e leu mensagem alusiva ao transcurso, no dia 5 de março, do Dia do Filatelista.


Pronunciamento da Gerente da AF-Curitiba

 

Transcrevemos o texto da mensagem:

"5 DE MARÇO – DIA DO FILATELISTA BRASILEIRO

O Brasil comemora em 5 de março, o Dia do Filatelista. A palavra Filatelia deriva da palavra francesa Philatélie, e foi criada por um colecionador francês, de nome Herpin, em 1863, que juntou duas palavras de origem grega: fila = amigos e telos = selo. A partir de então, a palavra Filatelia e suas derivações, como filatelista e filatélico, foram adotadas no mundo inteiro, pelos colecionadores e operadores postais.

A prática de colecionar selos surgiu na Europa, por volta de 1862, chegando aos dias de hoje amparada por organizações mundiais como a UPU - União Postal Universal, a UPAEP - União Postal das Américas, Espanha e Portugal, a FIP – Federação Internacional de Filatelia e, em cada país, por instituições filatélicas nacionais. No caso do Brasil, a Federação Brasileira de Filatelia – FEBRAF é a condutora dos assuntos técnicos da Filatelia junto à FIP, defendendo os interesses dos colecionadores brasileiros em certames filatélicos mundiais.

A Filatelia, como hoje é conhecida, é o estudo dos selos postais e a prática de colecioná-los. É, portanto, a constituição metódica e racional – quase científica – de coleções, por parte dos admiradores e estudiosos dos selos. Segundo dados da União Postal Universal, a Filatelia é reconhecida como o mais popular de todos os passatempos, contando com cerca de 30 milhões de adeptos em todo o mundo.

Incentivando essa prática, os selos postais têm alcançado valores significativos em leilões. A popularidade do setor também está em alta graças à internet. Ao digitar-se a palavra “filatelia” no Google, constata-se mais de 1,7 milhões de páginas. No Brasil há diversos clubes filatélicos virtuais, que congregam colecionadores de várias partes do País, onde a troca de experiências e de conhecimentos assegura o crescimento da Filatelia em um universo cada vez maior.

Os selos oferecem aos colecionadores uma gama de conhecimento em torno de assuntos relevantes como a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016, os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro e outros destaques do cenário sociocultural, de abrangência mundial. Como se vê, a Filatelia continua atual no século XXI, encantando cada vez mais o colecionador, considerado o foco dos empreendimentos filatélicos.

Neste Dia especial, os Correios dirigem aos filatelistas brasileiros votos de muito êxito em suas iniciativas, capaz de tornar suas coleções e acervos cada vez mais reconhecidos e valorizados. É de extrema importância a presença dos colecionadores de selos no plano de renovação da Filatelia brasileira e o seu reposicionamento como veículo de mídia e promoção dos valores da sociedade. Parabéns Filatelistas do Brasil!"


Entrega dos Diplomas de Participação da Mostra Comemorativa dos 70 Anos da SOFICUR a alguns dos titulares de coleções expostas: Otto Schnecke, João Alberto Correia da Silva e Ricardo Dal Pasqual, osd quais estavam presentes no decurso da reunião

Dando continuidade à programação da reunião, a Gerente da AF-Curitiba, entregou diplomas das coleções expostas por ocasição das comemorações do 70º Aniversário da Sociedade Filatélica de Curitiba - SOFICUR.

Após foram entregues lembranças aos participantes da reunião, que se encerrou às 13h00.

Os presentes à reunião se agruparam para registro de sua presença na evento


Filatelistas presentes na reunião

Mais uma vez, aproveito a oportunidade para agradecer a todos os esforços dispendidos para que nossa iniciativa alcance o sucesso esperado.

 

7 de março de 2015

João Alberto Correia da Silva

************************************************

-Voltar-

Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva