Seguindo tendências universais, a Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF) criou, em caráter experimental, uma nova Classe de Competição, denominada ”Um Quadro”.
Esta modalidade oferece múltiplas oportunidades de montagem de coleções sejam clássicas ou temáticas, a todos os filatelistas que têm – e isto acontece com muita freqüência – uma limitada quantidade de material, que é suficiente, contudo, para a montagem de 16 páginas.
Especialmente para o filatelista iniciante, isto representa a possibilidade de montar “aquela” coleção que vem projetando há muito tempo mas que nunca conseguiu concretizar, por falta de material suficiente para montar as 48 ou 64 páginas exigidas para as classes existentes anteriormente.
Outro fator interessantíssimo é que, por ser uma classe implantada em caráter experimental, não carece de pré-requisito de classificação anterior para ingressar num determinado tipo de exposição, podendo seu trajeto ser iniciado em exposições nacionais ou até mesmo internacionais.
Evidentemente que a coleção tem que dispor de qualidades suficientes para ser aceita pelo comissário da exposição onde se pretenda inscrevê-la.
Mas, passada essa etapa, o céu é o limite.
NOTA: Recentemente tive notícia de que a classe de "Um Quadro" não seria mais experimental, exigindo, portanto, que sua carreira comece do mesmo modo que as demais, isto é, estreando numa exposição estadual ou regional.
Permanece, contudo, a vantagem de exigir menos quantidade de material que as demais.
Solicitei informação à FEBRAF, ainda não obtive resposta.
Como exemplo de uma coleção de "Um Quadro", posso citar, entre as que montei até agora, aquela que que mais me toca o coração, a referente à ITAIPU Binacional, a magnífica hidrelétrica construída em parceria pelo Brasil e o Paraguai, na região fronteiriça de Foz do Iguaçu e a cujo quadro funcional tive a honra de pertencer desde sua instalação, em 1974.
É uma coleção modesta, que pode ser vista no link “Minhas coleções/Itaipu”, mas que já me trouxe muitas alegrias, tanto na montagem, como em sua carreira em mostras e exposições.
Ela foi exposta em caráter não competitivo em várias oportunidades e, em maio de 2007, na Exposição “Paz del Chaco”, onde obteve 76 pontos, cabendo-lhe Medalha de Prata.
Espero que tenha motivado algum(ns) filatelista(S) para dar(em) início à montagem de sua(s) coleção(ões) de "Um Quadro".
A primeira providência a tomar é conhecer o Regulamento emitido pela FEBRAP, que poderá ser acessado pelo link a seguir:
-Regulamento-No mesmo site, encontram-se todos os demais Regulamentos emitidos pela FEBRAF.
Após isso, é mãos à obra:
Selecionar o material, procurar equilibrar o texto e as peças filatélicas, montar de um modo bonito cada página, e aguardar a oportunidade para expor a coleção