A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos vem intensificando a emissão de selos, denominados de personalizados. Refiro-me ao selo em si, ou seja a emissão de novos modelos de selos acompanhados de vinhetas em branco que podem ser utilizadas por qualquer pessoa para impressão de imagens ou textos de sua propriedade ou autoria, mediante fornecimento de imagem adequada aos correios do Brasil para confecção de folha ou determinado número de folhas. Recentemente houve uma inovação no procedimento, pois foram disponibilizados diversos tipos de selo com a vinheta já impressa, comemorativa dos 50 anos do Fusca.
Sem pretender ser exaustivo, entre as emissões mais recentes temos a folha de selos personalizados da Cidade do Rio de Janeiro, a do Estado de Pernambuco e a do Estado de Santa Catarina. Há previsão de lançamento de folhas referentes a Tocantins, São Paulo Interior e Rio Grande do Norte. Acabo de receber noticida da emissão referente aos 75 anos da EXPOZEBU, que começou a ser comercializada no dia 3 de maio de 2009, quando acontece mais uma edição da exposição na cidade mineira de Uberaba.
Esta intensificação de emissões vem provocando reações por parte de filatelistas, em sua maioria aqueles mais tradicionais, que consideram a emissão de selos personalizados uma medida que poderá prejudicar a filatelia.
Pessoalmente, não entendo assim. O selo personalizado apresenta ilustrações para diversos temas e a vinheta, se preenchida com coerência com a ilustração do selo, poderá detalhar um aspecto do tema para o qual o filatelista não disponha de material adequado. Como exemplo, posso citar a folha que encomendei com o objetivo de ilustrar a extensão contínua da Mata Atlântica, aspecto integrante de coleção que preparei sobre sustentabilidade, megabiodiversidade e meio-ambiente brasileiros.
A Mata Atlântica, na época da chegada dos portugueses ao Brasil, estendia-se por toda a costa brasileira, desde o Cabo de São Roque, no Rio Grande do Norte, até Osório, no Rio Grande do Sul.
Ao pretender ilustrar esse aspecto, consegui uma carta circulada com o carimbo de Osório, mas não encontrei material referente ao Cabo de São Roque que é, geograficamente, o ponto da América do Sul mais próximo do continente africano. Contudo, não há agência dos correios com essa denominação.
Existem muitos selos brasileiros que contém o mapa do Brasil, mas nenhum deles com legendas que permitam a identificação do Cabo. Os que poderiam ser mais adequadadamente usados para essa finalidade são aqueles que apresentam também mapa do continente africano, fazendo essa correlação de proximidade. Temos, por exemplo, os seguintes:
A utilização de qualquer um destes selos exigiria, na minha opinião, comentário a respeito.
Por isso, achei apropriado encomendar a folha de selos personalizados referente à Mata Atlântica, colocando na vinheta mapa parcial do Brasil, com legenda do Cabo de São Roque.
Parece-me que a ressalva da maioria dos filatelistas que criticam o surgimento de emissões de selos personalizados se prende ao fato de ser impossível conseguir-se todos os selos emitidos (selo e vinheta) por encomendas particulares. Creio que isso não é impedimento para manutenção de uma coleção "por país" incluindo os selos personalizados, evidentemente que com apenas um exemplar de cada um deles, com qualquer uma das vinhetas que tenham sido utilizadas.
Interessante, também, foi o surgimento, na caso do Brasil, de selos personalizados "despersonalizados". Isto aconteceu quando os correios colocaram à venda os selos sem a vinheta, acredito que com o aproveitamento de folhas que apresentaram erro ou falha na impressão das vinhetas e que foram destacadas do respectivo selo e inutilizadas. Estes selos constam do catálogo RHM ( RHM C2254D, C2540D, C2541D, C2542D, C2559D, C2560D, C2564D, C2584D,C2596D, C2598D e C2663) podendo a maioria deles ser examinada acessando-se o link: "Minhas coleções", "Album Brasil", "2007"
Recentemente tive conhecimento de uma situação de emissão de selos personalizados que parece justificar a preocupação dos filatelistas a que já me referi. Trata-se da Austria, que tem selos emitidos por encomenda, mas cuja "personalização" consta do próprio selo. Essas emissões parecem ser controladas numericamente pelos Correios e por Catálogo daquele país. Pelo que vi, existem emissões com quantidades reduzidissimas de selos (100, se me lembro bem), que provavelmente foram utilizados para correspondência ou lembrança de algum evento ou aniversário, não estando portanto disponíveis para o filatelista em geral. Sou de opinião que este tipo de emissão deve ser desconsiderada pela comunidade filatélica
Voltando aos selos personalizados brasileiros, já foram emitidos os seguintes, de acordo com as informações que disponho:
O primeiro selo emitido foi em comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, sendo que sua comercialização iniciou-se na LUBRAPEX que aconteceu em Salvador, Bahia, no ano de 2000. Inicialmente, este tipo de selo era destinado a comercialização em eventos filatélicos, basicamente exposições de nivel nacional, binacional ou internacional. O catálogo RHM numera-o como SP-02, pois considerou o selo promocional "Defensores da Naturezs, emitido em 9 de outubro de 1996, como SP-)1 (acredito que na época utilizou a sigla SP para selo promocional. Ao numerar o primeiro selo personalizado, utilizou a mesma sigla, "SP" e o numerou como 02. (RHM C2254)
No Edital nº 9 - 2000, Edição Especial, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos faz comentários a respeito da iniciativa de emissão de selos personalizados:
"Uma Empresa dinâmica e que acompanha o ritmo crescente da evolução tecnológica precisa estar atenta às modificações do ambiente, reinventando e desenvolvendo novas formas de sobrevivência nesse cenário de constantes modificações. Nesse sentido, estamos sensíveis à necessidade de inovação na Filatelia onde a interatividade com os colecionadores cada vez mais se faz necessária no intuito de ampliar a base do colecionismo.
Acompanhando uma tendência mundial iniciada pelos Correios da Austrália, os Correios do Brasil corroboram essa nova alternativa de incentivo e modernização da Filatelia, a qual possibilita que seus aficionados imprimam suas imagens na parte destacável do selo, personalizando as emissões.
A impressão de fotografias dos clientes nos selos permitirá uma participação mais efetiva de nossa sociedade na produção dessa secular fórmula de franquia presente em todos os países.
Para celebrarmos um momento tão importante de nossa história - os 500 anos do Descobrimento do Brasil - e da história da humanidade - véspera de um novo milênio - os Correios do Brasil não poderiam deixar passar essas oportunidades para manifestar sua vontade de acompanhar a evolução dos tempos, contemplando nossa sociedade com mais esse veículo de expressão popular."
Sobre o selo, o edital apresenta o seguinte texto:
"O selo apresenta como imagem de fundo detalhe do Planisfério Português de 1502, designado vulgarmente por "Mapa de Cantino" (Biblioteca Estense/ltália).Neste detalhe de um dos mais notáveis monumentos da história da cartografia portuguesa é possível observar a linha de demarcação definida pelo Tratado de Tordesilhas.
Em primeiro plano observamos uma caravela que representa a época das grandes navegações portuguesas e esta ruma em direção à "Terra de Vera Cruz". A esquerda, na parte superior, está representado um guia náutico que orientava os navegadores quinhentistas."
Segundo os detalhes técnicos, houve uma tiragem de 180.000 selos, sendo a data de emissão 11/04/2000.
Em 2003 foram emitidos quatro novos selos personalizados, que ordenei pela data de emissão constante do edital 1-2006 que, curiosamente só foi emitido em 2006. A sequência não é integralmente coerente com a numerAção do RHM e demos preferência às datas constantes dos editais:
Este selo, embora conste dos comentários gerais do edital, não está listado no item Detalhes Técnicos. O edital 1-2006, que transcrevemos a seguir, também relaciona mais cinco selos emitidos em 2004.
Do edital consta o seguinte texto:
Selo personalizado é o selo postal acrescido de uma vinheta sem valor facial, na qual podem ser impressas imagens pertencentes a pessoas físicas ou jurídicas. Produzido com valor facial vinculado à tarifa postal vigente, impresso no selo base, pode ser usado no franqueamento de correspondências.
A emissão pioneira do selo personalizado pelos Correios brasileiros ocorreu no ano 2000, por ocasião dos 500 anos do descobrimento do Brasil. O resultado positivo desse lançamento experimental, unido à dinâmica dos Correios em acompanhar as tendências do mercado e o ritmo crescente de inovações tecnológicas, induziu a criação de selos que atendessem aos segmentos social e empresarial. Assim, foram criados, em 2003 e 2004, os selos focalizando os seguintes motivos: Mata Atlântica, Festividades, Centenário de Fundação do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Guará, Turismo, Tangará ou Dançador, Brasil, Alianças, Gatinhos e Romance. Dentre esses temas/motivos de selo base, o interessado pode escolher aquele que mais se adequar à imagem por ele selecionada para a personalização da vinheta correspondente.
As imagens a serem impressas nas vinhetas dos selos personalizados devem pertencer à pessoa física ou jurídica, e estar de acordo com as regras estabelecidas para essa modalidade, conforme Termo de Solicitação do Serviço de Personalização de Selos Postais, disponível nas Agências dos Correios para assinatura do cliente.
São inaceitáveis fotografias cujas imagens apresentem motivos, mensagens e gestos obscenos e/ou desabonadores, contrários à moral e aos bons costumes; imagens discriminatórias em relação à raça, sexo, religião, etnia, política, ideologia política, ou qualquer outra imagem que faça alusão ao uso de drogas de qualquer natureza, afronta a leis ou regulamentos, violação dos direitos de privacidade, afrontas à preservação da intimidade de pessoas físicas e ofensa à reputação e à imagem de pessoas jurídicas, propagação ou divulgação de produtos e serviços concorrentes aos explorados pelos Correios.
Com estes selos os Correios se aproximam dos seus clientes, proporcionando-lhes a oportunidade de personalizar suas correspondências, passo decisivo na adoção de estratégias que tornam o selo postal um veículo difusor de imagens afetuosas e de mensagens e marcas representativas das instituições nacionais, de caráter público ou privado.
Personalizar os envelopes com essa modalidade de selo está agradando àqueles que esperam colocar emoção em suas correspondências, tornando agradável e criativo o processo de comunicação entre as pessoas.
Os selos emitidos em 2004 foram:
Após 2004, ocorreram mais as seguintes emissões, sendo que não tenho noticia de emissão de edital das mesmas:
Uma situação interessante é a emissão de folhas de selos personalizados, geralmente em quantidades razoáveis, concomitantemente com a disponiblização de carimbo comemorativo de determinado evento. Assim temos um selo (geralmente o BRASIL ou um dos dois Bandeira e Ipê) com uma vinheta relativa ao evento, sendo que o conjunto pode ser circulado com a aposição dos carimbos comemorativo e de circulação, ou apenas inutilizado com aposição do carimbo comemorativo. Exemplo recente desse tipo de emissão são os selos que ITAIPU está providenciando para comemoração dos seus 35 anos de instalação, acompanhados de carimbo comemorativo. Mais detalhes sobre essa emissão podem ser lidos em "Selos Personalizados - Itaipu Binacional
A aposição do carimbo comemorativo - o que na verdade pode ser reaizado com qualquer selo postal, constituindo uma peça filatélica - ao conjunto selo/vinheta validará, na minha opinião, o valor ilustrativo da vinheta, por conjunção com o carimbo.
Caso tenham alguma critica, comentário, elucidação ou algo a acrescentar, agradeço seu envio para meu e-mail, jalbertocs@selosefilatelia.com.