Iniciarei este artigo descrevendo a formação da maravilha natural chamada de “Cataratas do Iguaçu”, e posteriormente descreverei os produtos personalizados emitidos pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos homenageando as Cataratas do Iguaçu.
Os 275 saltos (cachoeiras), a maioria do lado argentino (80%), foram formados por fraturas no derramamento basáltico, que estão sendo escavadas por centenas de milhares de anos pelas águas do Rio Iguaçu, e que formaram dois grandes cânions, um no lado argentino e outro (o principal) na fronteira do Brasil com a Argentina.
Os descobridores das Cataratas foram os índios Guaranis-Kayagangues. Acredito que, eles veneravam alguma divindade das águas neste lugar. Porém, tenho certeza que, eles sempre consideraram as Cataratas do Iguaçu como um lugar, que não se poderia navegar com canoas!
Achei curiosa a forma como os índios Guaranis-Kayagangues descreveram a formação das Cataratas do Iguaçu. Segundo eles:
“O mundo era governado por M'Boy, um deus que tinha a forma de serpente e era filho de Tupã.
Igobi, o cacique dessa tribo, tinha uma filha chamada Naipi, tão bonita que as águas do rio paravam quando a jovem nelas se mirava.
Devido à sua beleza, Naipi era consagrada ao deus M'Boy, passando a viver somente para o seu culto. Havia, porém, entre os Caigangues, um jovem guerreiro chamado Tarobá que, ao ver Naipi, por ela se apaixonou.
No dia da festa de consagração da bela índia, enquanto o cacique e o pajé bebiam cauim (bebida feita de milho fermentado) e os guerreiros dançavam, Tarobá aproveitou e fugiu com a linda Naipi numa canoa rio abaixo, arrastada pela correnteza.
Quando M'Boy percebeu a fuga de Naipi e Tarobá, ficou furioso. Penetrou então as entranhas da terra e, retorcendo o seu corpo, produziu uma enorme fenda, onde se formou a gigantesca catarata.
Envolvidos pelas águas, a canoa e os fugitivos caíram de grande altura, desaparecendo para sempre.Diz a lenda que Naipi foi transformada em uma das rochas centrais das cataratas, perpetuamente fustigada pelas águas revoltas.
Tarobá foi convertido em uma palmeira situada à beira de um abismo, inclinada sobre a garganta do rio”, e “condenado a contemplar eternamente sua amada sem poder tocá-la”. “Debaixo dessa palmeira acha-se a entrada de uma gruta sob a Garganta do Diabo onde o monstro vingativo vigia eternamente as duas vítimas”.
O Correio Brasileiro lançou um selo com vinheta personalizável e, posteriormente, também comercializou este selo com a vinheta removida. Alguns meses depois, lançou os demais produtos das Cataratas do Iguaçu, sendo três envelopes de tamanhos distintos e duas caixas de encomendas de tamanhos diferentes.
A seguir, comentarei sobre estes produtos exceto as caixas de encomendas, devido à impossibilidade de elaboração de peças filatélicas com as mesmas.
As diversas categorias de Selos personalizados brasileiros foram lançadas a partir de 11/4/2000, nessa data, o Brasil tornou-se o quinto País emissor de Selos com vinhetas personalizáveis.
Porém, somente no segundo semestre do ano de 2007, foi permitido às Diretorias Regionais da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos particularizarem, com motivos de seus Estados, as estampas de selos com vinhetas personalizáveis, desde que comercializassem no mínimo 10.000 folhas.
A primazia das estampas estaduais em selos com vinhetas personalizáveis foi da Diretoria Regional do Rio de Janeiro, que lançou uma série de seis selos (RHM C2702/C2707) exibindo pontos turísticos da Cidade do Rio de Janeiro/RJ, no dia 06/09/2007.
A Diretoria Regional do Paraná foi a 13ª Diretoria Regional dos Correios a emitir estampas estaduais em selos com vinhetas personalizáveis. Sua folha de Selos personalizados possuía um único selo base, denominado “Foz do Iguaçu-PR”, que exibe a beleza das Cataratas do Iguaçu.
Esta primeira folha de Selos personalizados foi lançada em grande estilo, no dia 18/6/2010, durante o Festival de Turismo de Foz de Iguaçu, juntamente com o carimbo comemorativo “Vote Cataratas do Iguaçu”, incentivando à votação das Cataratas do Iguaçu no concurso que escolheria as “Sete Novas Maravilhas da Natureza”, iniciativa que alcançou seu objetivo.
Porém, provavelmente esta folha somente ficou disponível aos clientes a partir de 24/6/2010, data de emissão informada em um dos Editais nº 3/2012, ou apenas no dia 29/6/2010, segundo alguns informativos filatélicos.
Não houve emissão comemorativa simultânea com esta emissão personalizada.
Um dos Editais nº 3/2012 descreve que, a imagem do Selo personalizado de Foz do Iguaçu foi elaborada através de uma fotografia fornecida pela Agência de Turismo do Paraná (Paraná Turismo) e arte-finalizado pela Artista Lydia M. H. Neiva.
Esta imagem provavelmente foi tirada do mirante exibido no Máximo-postal abaixo.
Esta fotografia panorâmica horizontal (formato paisagem) registrou a imagem de um conjunto de cachoeiras do Rio Iguaçu, conhecido como “Cataratas do Iguaçu”, e também exibiu um arco-íris, no centro da imagem, que foi produzido pela incidência da luz solar na névoa de respingos (spray de água) gerada pelas quedas d’águas.
O Informativo “O Filatelista” descreve a imagem do selo como: “não há como não perceber este cenário: Um turbilhão de águas que se lançam de elevadas escarpas de basalto criando um espetáculo inigualável da natureza, os 275 saltos que formam as Cataratas do Iguaçu, visitadas anualmente por milhares de turistas. Esses selos vão encantar aqueles que conhecem ou venham a conhecer essa maravilha brasileira”.
Os selos possuem dimensões de 41 x 31 mm (formato horizontal) com área da estampa de 35 x 25 mm e 3mm nas margens, picotagem 12 x 12½, e duas legendas, onde na legenda horizontal está escrito “Foz do Iguaçu-PR”, enquanto a legenda vertical nomina o Autor da imagem: “Paraná Turismo”. Nos vértices inferiores estão estampadas duas bandeiras estilizadas do Brasil e do Estado do Paraná.
Os selos foram impressos em papel couchê fosco gomado, desfiligranado, sem fosforescência (UV Roxa @ λo = 368nm) e sem fluorescência.
A folha desta emissão é composta por 12 selos de 1º Porte comercial semelhantes (um único selo base) e 12 vinhetas personalizáveis, e suas bordas possuem uma imagem das cataratas distinta da imagem do selo.
A emissão personalizada de Foz do Iguaçu foi emitida ao menos em duas tiragens, com quantidade incontada de selos em cada uma. As datas estimadas de comercialização de cada uma das tiragens são:
- 1ª tiragem: 24/6/2010 a ?/9/2010.
- 2ª tiragem: 21/9/2010, em diante.
Uma forma de identificar estas tiragens é através do exame da qualidade do papel empregado na confecção dos selos.
Os papéis da primeira tiragem são ligeiramente mais escuros, aparentando possuir o aspecto flocado e/ou reciclado a olho nu. Porém, infelizmente, não pude comprovar esta característica, devido a não possuir equipamentos adequados para esta constatação.
Foram encontrados dois tipos distintos de papéis nesta tiragem, cujo exame com uma lupa conta-fios revelou que, a superfície do anverso do papel do primeiro tipo está repleta de minúsculos pontos pretos, pontos coloridos e algumas fibras desuniformemente espaçados, enquanto, a superfície do anverso do papel do segundo tipo é salpicado de minúsculos pontos pretos espaçados irregularmente, e pequenos traços amarelos regularmente espaçados.
Estes dois tipos de papéis podem ter sido produzidos em remessas diferentes, e poderiam ser consideradas duas emissões ou tiragens distintas. Acredito que o primeiro tipo tenha sido a remessa mais antiga disponibilizada pela Casa da Moeda do Brasil para os Correios.
Os papéis da segunda tiragem são visivelmente superiores aos da primeira tiragem, aparentam possuir melhor manufatura, e não possuem os minúsculos pontos da tiragem anterior. Também foram encontrados dois tipos de papéis diferentes nesta tiragem.
O primeiro tipo de papel possui pequenos traços amarelos regularmente espaçados na estampa e na margem, enquanto o segundo tipo não apresenta estes traços.
Embora não possua peças e registros suficientes para classificar cronologicamente as emissões dos papéis desta tiragem, acredito que, seu papel mais antigo possua os pequenos traços amarelos. Pois, recentemente encontrei um lote destes selos para comercialização, que não possuía estes pequenos traços amarelos em seu anverso.
Mesmo tendo sido encontrados quatro tipos distintos de papéis, as tiragens serão classificadas apenas segundo a qualidade de papel, que resultariam em apenas duas tiragens atualmente conhecidas (dezembro/2012).
Ainda não consegui determinar a verdadeira função destes pequenos traços amarelos, examinei sua fosforescência (UV @ λo = 368nm) e sua fluorescência, e não observei nenhuma diferença para o restante do anverso do selo. Mesmo assim, acredito que, estes pequenos traços amarelos sejam um mecanismo de segurança para a autenticidade do selo, averiguado pela observação visual, ou comprovado através de irradiação fluorescente e/ou fosforescente em outro comprimento de onda (UV @ λo ≠ 368nm) não examinado.
Até o presente momento (dezembro/2012), não foram encontrados selos com vinhetas personalizáveis (vinhetas em branco), também não há relatos de selos desta emissão possuindo variações (defeitos) primárias e secundárias de chapa, e nem contendo acidentes de impressão ou picotagem.
Atualmente (dezembro/2012), a única curiosidade, encontrada nestes selos, foi uma variação de tonalidade, surpreendentemente existindo em ambas as qualidades de papéis com semelhança em suas cores e intensidades.
Eu batizei estas tonalidades de “Água roxa” e “Água verde”.
Estas tonalidades são facilmente identificadas mesmo observadas rapidamente. Porém, elas são melhor percebidas, caso seja examinada a cor da água do rio na margem direita do selo, próxima à palavra “Turismo” da legenda vertical.
Em minha opinião, o selo padrão possui a tonalidade da “água roxa”. Pois, sua tonalidade também coincide com a cor dos Envelopes temáticos de Foz do Iguaçu. Enquanto, os selos com a tonalidade da “água verde” são variantes de cor, acidentalmente produzidas por um desequilíbrio da cor magenta durante a impressão offset em policromia CYMK, que “esverdearam” os selos devido a esta redução da cor magenta.
No início de 2012, o Correio lançou Envelopes temáticos em três tamanhos, Ofício estreito, Meio ofício e Ofício. Neste artigo, comentarei apenas sobre o menor deles (Ofício estreito), que possui dimensões de 229 x 101mm. Pois, entre estes tipos de envelope, o envelope Ofício estreito é o mais apropriado para elaboração de peças filatélicas, principalmente para as coleções expositivas.
Estes Envelopes temáticos possuem ilustração das quedas das Cataratas do Iguaçu com um arco-íris no centro da imagem, e foram ilustrados com uma fotografia do Senhor Nilton Rolin.
A estampa da fotografia do selo possui 35 x 25mm (proporção 7 x 5). Enquanto a estampa da fotografia do envelope possui 229 x 101mm (proporção aproximada de 2 x 1).
Devido a esta diferença de formatos (proporções) e para evitar cortes ou deformações na imagem da fotografia no envelope, seu Arte-finalizador decidiu colocar a parte superior da fotografia na aba do envelope, com isso a imagem impressa no Envelope Ofício estreito ficou com suas dimensões finais de 229 x 139, possuindo proporção aproximada de 3 x 2, que é mais próxima da proporção 7 x 5 do selo.
No verso deste envelope, o Arte-finalizador decidiu cortar a imagem na altura da borda da primeira queda (cachoeira).
A princípio, as fotografias de fontes distintas, do selo e do envelope, são muito semelhantes. Porém, o exame cuidadoso e detalhado das fotografias estampadas no selo, de autoria da “Paraná Turismo”, e no envelope, de autoria do fotógrafo Nilton Rolin, provou que as fotografias foram tiradas da mesma posição no mesmo mirante, com o mesmo ângulo de abertura e enquadramento, capturaram exatamente a mesma cena (paisagem), e foram disparadas no mesmo instante de tempo por duas pessoas distintas, que são o Senhor Nilton Rolin e o Fotógrafo da Agência Paraná Turismo.
Porém, a ocorrência simultânea de todos estes fatores (estas coincidências) é impossível. Portanto, provavelmente o Senhor Nilton Rolin prestou serviços fotográficos para a Agência Paraná Turismo, e tirou apenas uma fotografia para ilustrar o Selo personalizado e o Envelope temático.
Pois, todos os detalhes da paisagem presente no Selo são coincidentes com a paisagem exibida no Envelope temático, conforme poderá ser constatado através do exame das Peças filatélicas com uma boa lupa (conta-fios). Além disso, um detalhe particular das imagens comprova a exatidão das fotografias destas peças filatélicas. Pois, um barco branco aparece abaixo do arco-íris e acima do vértice superior direito do quadro de endereçamento do destinatário do Envelope, e este mesmo barco também está presente nesta mesma posição no Selo.
Apesar das imagens de fundo (fotografia das Cataratas do Iguaçu) serem iguais nas duas peças filatélicas, as artes-finais do Selo e do Envelope são distintas, devido à inclusão de elementos secundários nestas peças filatélicas, que são o cabeçalho e as bandeiras no selo, enquanto para o Envelope utilizou-se, a frase “Defender a água é valorizar a vida”, e os quadros reservados ao CEP do destinatário, ao endereço do destinatário, ao carimbo de expedição e ao serviço interno (na aba do envelope).
Seus envelopes foram impressos com cores semelhantes à tonalidade “água roxa” dos Selos personalizados.
Porém, no início de abril de 2012, me apresentaram alguns envelopes ofício estreito com tonalidades completamente distintas da original, que também apresentavam uma redução significativa da cor magenta. Fiquei pasmo! Pois, a cor destes envelopes era semelhante à tonalidade “água verde” dos Selos personalizados de Foz do Iguaçu.
Como os Selos são impressos na Casa da Moeda do Brasil e os Envelopes foram impressos em outra Gráfica, a semelhança entre as reduções da cor magenta do selo e do envelope, durante seus distintos processos de impressão policrômica (CYMK), é altamente improvável que essa ocorrência tenha sido meramente ocasional.
Por este motivo, acredito que, os envelopes com a tonalidade “água verde” tenham sido elaborados através da amostra de cor de uma imagem do selo com a tonalidade “água verde”, que foi equivocadamente fornecida pelo Correio (ECT) para a Gráfica emissora dos Envelopes.
Portanto, os Envelopes temáticos de Foz do Iguaçu também possuiriam duas tiragens:
- 1ª tiragem: Envelope temático com a tonalidade “água roxa”.
- 2ª tiragem: Envelope temático com a tonalidade “água verde”
Contudo, não consegui determinar os períodos de emissões e comercialização destas duas tiragens.
Infelizmente, somente consegui adquirir três envelopes com a tonalidade “água verde” na Agência de Correios que costumo frequentar. Procurei posteriormente os envelopes da segunda tiragem, mas, já haviam acabado nas outras Agências postais.
Devido à inusitada coincidência de tonalidades entre selos e envelopes, resolvi circular algumas peças filatélicas com estas correlações, para que minha coleção pudesse eternizar filatelicamente mais esta bela curiosidade das Cataratas, que naturalmente mudam a tonalidade das suas águas, decorrente de fenômenos como incidência solar, estiagens, cheias, períodos chuvosos, etc...
Futuramente, estas peças filatélicas, com tonalidades distintas, poderão ser utilizadas em coleções temáticas, para descrever mais este deslumbrante fenômeno proporcionado pelas Cataratas do Iguaçu.
Bibliografia
Selos Personalizados: Bandidos ou mocinhos? - Altemar Henrique de Oliveira. - Revista COFI Nº 217 - Pgs. 24 a 26.
O Filatelista - nº 6, junho e julho de 2010.
Edital nº 3/2012 - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Catálogo de selos do Brasil 2010 - Editora RHM
&
Selos personalizados brasileiros - Cesar Augusto de Souza Procopio.
(http://sophipa.com.br/images/easyblog_images/47/selos%20personalizados%20brasileiros%20-%20c.%20a.%20s.%20procopio.pdf)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Forma%C3%A7%C3%A3o_Serra_Geral
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cataratas_do_Igua%C3%A7u
http://www.cataratasdoiguacu.com.br/portal/paginas/226-lenda-das-cataratas.aspx
http://www.mineropar.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=342
http://www.selosefilatelia.com/PastaLancamentos2010/013a.html
http://www.selosefilatelia.com/PastaCataratas/cataratas.html
http://www.filatelia77.com.br/informativo/10072010.htm
Peças filatélicas de acervo de Filatelistas.