Acabo de receber a Edição 186, Ano 41 - novembro de 2015, da FILACAP, excelente publicação filatélica da Associação Cultural FILACAP.
Esta publicação, editada com periodicidade trimestral - são quatro por ano - é referência da literatura filatélica brasileira. Impressa em papel de excelente qualidade, imagens coloridas, diagramação profissional, conta com artigos de colaboradores de porte, conceituados nas comunidades não só filatélicas mas também de outros tipos de colecionismo, além de notícias sobre emissões e lançamentos de peças colecionáveis.
Conta com uma seção de "Anúncios Econômicos" onde encontramos ótimas oportunidades de troca, compra e venda de material, bem como indicação de sites e blogs dedicados a diversas modalidades de colecionismo. Para os assinantes, estes anúncios com no máximo trinta palavras são gratuitos. Para os não assinantes, custam o valor equivalente a dez selos de porte não comercial.
Permito-me relacionar a maioria dos artigos publicados na edição de novembro de 2015, seguindo a ordem de publicação: "Lei das Doze Tábuas" de Reinaldo Jacob; " Maximafilia de A a Z - Parte 1" de Agnaldo de Souza Gabriel; "A Alemanha Reich: Contextualização Histórica e Filatélica" de Wilson de Oliveira Neto; "LUBRAPEX e sua história - Parte I - Visão Geral" de Fábio Flosi; "Os Intrigantes Selos das Ilhas Penrhyn" de Marcos Boaventura; "Calmon Barreto (1909-1994), O Pai das Vicentinas" de Bruno Diniz; "Os 83 anos da Revolução Constitucionalista" de José Carlos Daltozo e "Uma coleção temática de Verdade" de Peter Meyer.
Ainda encontramos duas páginas dedicadas às "Novidades Filatélicas do Brasil" e outras duas do Exterior, além dos "Anúncios Econômicos" já mencionados, e a seção "Agenda & Notícias".
Conforme detalhado na imagem a seguir, a assinatura anual tem o custo de R$40,00, ( R$10,00 por exemplar) valor totalmente irrisório quando comparado, por exemplo, com as revistas de notícias gerais do Brasil, editadas semanalmente, com grande parte de suas páginas recheadas de anúncios de grandes empresas e propaganda oficial.
Nesta edição termina o meu período de assinatura, de modo que estou renovando-a para mais dois anos.
Sugiro que todos os amantes de filatelia, que gostem de manter-ser atualizados com as notícias de nosso hobby, estudem a possibilidade de assinar o periódico que vem sendo editado há 41 anos por meu amigo Professor José Maurício do Prado, com muita dedicação e diria até sacrifício.
Ressalto que também é publicada uma edição "virtual" com periodicidade maior, um arquivo ".pdf" enviado via e-mail aos assinantes da publicação impressa, sem custo adicional.