-Objetivos- -Minhas Coleções- -Glossário- -Artigos- -Reportagens- -Notícias- -Universo da Filatelia- -Informações- -Peças Filatélicas- -Material Filatélico- -Mercado Virtual- -Bibliografia- -Aceita um cafezinho?- -Mande um e-mail- -Home-

7 - Obras de Oscar Niemeyer

Sobre o bloco

O conjunto de elementos compreendidos no bloco comemorativo remete a uma folha de rascunho, simbolizando os traços desenhados pelo arquiteto Niemeyer. Os selos começam com linhas simples nas laterais, configurando o esboço dos projetos, até que, ao centro, as obras tomam aspecto real, apresentando no primeiro selo o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, com sua futurista rampa de acesso; no segundo selo, é mostrado o Memorial da América Latina, ao fundo, e, em primeiro plano, a estátua da mão espalmada, um dos novos ícones da capital paulista, ostentando o desenho do mapa da América Latina, em vermelho. Foram utilizadas as técnicas de desenho e computação gráfica

Obras de Oscar Niemeyer

Com esta emissão, os Correios ratificam, por meio da Filatelia, o compromisso de propagar os valores culturais nacionais e sua importância para o povo brasileiro, ao mesmo tempo em que homenageia um dos maiores nomes da arquitetura mundial, que, com habilidade no manejo das formas, cria obras monumentais, admiráveis, a exemplo do Memorial da América Latina e do Museu de Arte Contemporânea de Niterói.

Memorial da América Latina

Onde Você Descobre sua América

O Memorial da América Latina é um extraordinário espaço projetado por Oscar Niemeyer, pólo irradiador e integrador da cultura latino-americana, em todas as suas manifestações. Inaugurado em 18 de março de 1989, é uma Fundação de direito público, sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal disseminar manifestações de criatividade e saber, buscando o estreitamento das relações culturais, políticas, econômicas e sociais do Brasil com os demais países da América Latina. Sua estrutura compreende a Diretoria de Atividades Culturais, que coordena eventos artísticos, e o Centro Brasileiro de Estudos da América Latina - CBEAL, que desenvolve estudos de temas do continente, sob uma perspectiva interdisciplinar.

O projeto cultural idealizado pelo antropólogo e escritor Darcy Ribeiro definiu importante diretriz ao Memorial: desenvolver no Brasil a consciência da integração, a fim de aprofundar a convivência e a amizade dos povos da América Latina. O espaço arquitetônico estrutura-se funcionalmente com órgãos e serviços focados no cumprimento desta missão, e vem fomentando esse propósito no incentivo a todas as formas de expressão da identidade latino-americana e à criatividade cultural. Também coordena iniciativas internacionais de interesse dos povos do continente, mantém um centro de informações básicas da realidade latino-americana, por meio de biblioteca especializada, difunde o conhecimento da história desses povos nos projetos de visitação escolar e incentiva a cooperação entre as instituições científicas, artísticas e educacionais do Brasil e de outros países ibero-americanos.

O cartão de visita do memorial é a Praça Cívica, um espaço com 12 mil m² de área livre, onde são realizados eventos para até 40 mil pessoas. Nela acontecem festas típicas dos países do continente e das regiões brasileiras, shows populares, festivais, oficinas e espetáculos variados. Também conhecido como Praça do Sol, o local abriga a famosa escultura de Oscar Niemeyer - A Mão, que ostenta na palma o mapa da América Latina na cor vermelha, representando o sangue vertido na luta pela identidade cultural e autonomia política, social e econômica do continente. A impressionante obra de arte se tornou um dos ícones da cidade de São Paulo.

Fernando Leça Diretor-Presidente do Memorial da América Latina

Museu de Arte Contemporânea de Niterói - MAC

A Inovação a Serviço da Arte

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói - MAC, concluído em 1996, situa-se numa praça aberta de 2.500 m², em terreno estreito, circundado pelo mar, destacado pela imensa rampa externa que convida ao seu interior, um passeio pela arte. O edifício possui linhas suaves, que lhe preservam a leveza e a paisagem natural que o envolve, realçada pelo espelho d'água, em sua base, e pela relva que une a praça das escarpas ao Mirante da Boa Viagem. Externamente, o prédio é iluminado por 36 faróis imersos, o que lhe propicia à noite um sentido mágico de levitação. Seu formato circular, pairando no panorama marinho, é emoldurado pelas montanhas da Baía da Guanabara.

A forma inspirada de Niemeyer lança as bases para uma função expandida dos museus de arte contemporâneos, superando as regras acadêmicas e funcionalistas da arquitetura dos museus tradicionais. Niemeyer faz uso da intuição, do desejo e do sonho ativo para modelar esta magnífica visão da forma do MAC na paisagem, estabelecendo concretamente uma nova identidade e função para este museu: sua forma não segue uma função museu aberto para o mundo, superando os modelos existentes, contra os quais as próprias vanguardas artísticas do século XX também se rebelaram. Esta abertura radical do MAC para a paisagem-mundo é parte da potência artística de Niemeyer, que aponta, também, para uma missão especial deste museu, a de levar para a sociedade as conquistas artísticas contemporâneas.

A forma do MAC cumpre em si o papel de uma monumental obra de arte, que inaugura e desafia a função de ser um museu aberto para o devir das novas realizações humanas, de memórias futuras e experiências presentes, assim se alinhando com as próprias vanguardas artísticas contemporâneas.

Luiz Guilherme Vergara Diretor do Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Detalhes Técnicos

Edital nº 7

Arte: Cris Alencar Processo de Impressão: ofsete + hot- stamping Bloco com 2 selos Papel: cuchê gomado com fosforescência Valor facial: R$2,60 cada selo Tiragem: 350.000 blocos Área de desenho: 30mm x 40mm Dimensões do selo: 30mm x 40mm Dimensão do bloco: 110mm x 70mm Picotagem: 12 x 11,5 Data de emissão: 18/3/2008 Locais de lançamento: Brasília/DF, Niterói/RJ e São Paulo/SP Impressão: Casa da Moeda do Brasil Prazo de comercialização pela ECT: até 31 de dezembro de 2011 (este prazo não será considerado quando o selo/bloco for comercializado como parte integrante das coleções anuais, cartelas temáticas ou quando destinado para fins de elaboração de material promocional.) Versão: Departamento de Filatelia e Produtos/ECT. (Texto do Edital)

-------------------------------------------------------------------

Foram montadas algumas peças filatélicas, com base no bloco e no carimbo comemorativo. Foram utilizados envelopes comuns para preparo de correspondência circulada com data do dia de emissão (carimbo de postagem) e incluindo a aposição do carimbo comemorativo do 1º dia de circulação.

Próxima Série: Clique no título.

8 - 200 Anos da Chegada da Familia Real Portuguesa ao Brasil/200
Anos do Judiciário Independente no Brasil

Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva