O selo traz, em destaque, a imagem da atual sede da Associação Brasileira de Imprensa - ABI, localizada no Rio de Janeiro, seguida da ilustração da face de seu fundador - Gustavo de Lacerda- e da logomarca da ABI. Ao fundo, a imagem esmaecida de uma página do jornal publicado pela ABI, com fotos de fachadas de prédios que a instituição ocupou até chegar à sua sede própria. As cores da bandeira do Brasil na logomarca da Associação e a tarja azul com a respectiva legenda imprimem brasilidade ao conjunto. Foram utilizadas as técnicas de ilustração à guache sobre papel, fotografia e computação gráfica.(Texto do edital)
A Associação Brasileira de Imprensa - ABI foi fundada na cidade do Rio de Janeiro, em 7 de abril de 1908, época em que inexistiam sindicatos, leis trabalhistas e entidades de defesa profissional. Os jornalistas não possuíam qualquer salvaguarda para o exercício seguro de suas atividades. Sob a liderança do repórter catarinense Gustavo de Lacerda, um grupo de nove jornalistas fundou, então, a primeira instituição de imprensa do Brasil.
Desde sua criação a ABI, sigla que alcançou notoriedade no País e no exterior, manteve uma luta incessante e corajosa em defesa da liberdade de imprensa e dos direitos que a integram: o direito à informação, o direito de opinião e o direito de acesso às fontes de informação, empreendendo ações e iniciativas que resguardam profissionais e veículos de comunicação ameaçados em sua integridade. A partir dos anos 60, a ABI incorporou à sua atuação a defesa radical dos direitos humanos.
Sob a liderança de renomados jornalistas, como Herbert Moses, Danton Jobim, Prudente de Morais Neto, Barbosa Lima Sobrinho e tantos outros, a ABI teve atuação relevante em memoráveis movimentos cívicos, como a campanha O Petróleo é Nosso, lançada em suas dependências em 4 de abril de 1948; pela Anistia, em fins dos anos setenta; no movimento Diretas Já, em 1984; pela convocação da Assembléia Nacional Constituinte, em 1986, e pela ética na gestão da coisa pública, os quais figuram entre os mais representativos.
A atual sede da ABI, inaugurada em 10 de setembro de 1938, um dos marcos da moderna arquitetura brasileira, foi projetada dois anos antes pelos arquitetos Milton e Marcelo Roberto. Seu auditório abrigou, ao longo de décadas, importantes eventos da cultura nacional, como aulas de teatro da notável atriz Henriette Morineau, audições e preleções do Maestro Heitor Villa-Lobos, recitais de virtuoses como Vítor Assis Brasil e Artur Moreira Lima, sessões da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, do Cineclube Macunaíma hoje Cine ABI), do Projeto Seis e Meia da ABI, bem como espetáculos musicais variados.
A ABI notabilizou-se pela otimização da qualidade técnica, do nível cultural e do padrão ético do jornalismo brasileiro, por intermédio da realização de cursos, seminários e publicações. Alusiva ao centenário da entidade, foi criada uma logomarca comemorativa, confeccionada pelo popular cartunista e escritor Ziraldo.
Com este selo, os Correios ratificam, por meio da Filatelia, a missão de propagar os valores mais representativos das instituições brasileiras.
Maurício Azêdo Presidente da Associação Brasileira de Imprensa - ABI
Edital nº 10
Artista: Luiz Santos Processo de Impressão: ofsete Folha com 30 selos Papel: cuchê gomado Valor facial: 1º Porte Carta Comercial Tiragem: 600.000 selos Área de desenho: 35mm x 25mm Dimensões do selo: 40mm x 30mm Picotagem: 11,5 x 12 Data de emissão: 7/4/2008 Local de lançamento: Rio de Janeiro/RJ Impressão: Casa da Moeda do Brasil Prazo de comercialização pela ECT: até 31 de dezembro de 2011 (este prazo não será considerado quando o selo/bloco for comercializado como parte integrante das coleções anuais, cartelas temáticas ou quando destinado para fins de elaboração de material promocional.) Versão: Departamento de Filatelia e Produtos/ECT.(Texto do Edital)
--------------------------------------------------------------------
Foram montadas algumas peças filatélicas, com base no selo e no carimbo comemorativ de primeiro dia de circulação. Alguns filatelistas (em cujo grupo me incluo) costumam, sempre que possivel, preparar conjuntos múltiplos de selos - normalmente quadras - mediante aposição do carimbo comemorativo.
Próxima Série: Clique no título.