Conforme já relatado em noticia anterior, a ITAIPU Binacional, entidade que construiu e opera a maior usina hidrelétrica do mundo, lançou um selo personalizado e um carimbo comemorativo, celebrando os 35 anos de sua instalação, que aconteceu em 17 de maio de 1974.
A cerimônia foi realizada no dia 19 de maio de 2009, na Agência dos Correios do PTI - Parque Tecnológico da Itaipu, que foi inaugurada naquela data.
A vinheta que acompanha o selo reproduz artisticamente detalhes da barragem e do vertedouro e o carimbo enfatiza o logotipo da Entidade, que simboliza acima de tudo a firmeza e equilibro dos dois países e povos envolvidos na construção da hidrelética, o Brasil e o Paraguai. A figura geométrica é preenchida nas quatro cores representativas dos dois países, azul e vermelho do Paraguai, verde e amarelo do Brasil. Tanto a imagem da vinheta quanto o carimbo são de muito boa qualidade e bom gosto, o que vem se tornando frequente nas produções atuais de nossos correios.
A imagem a seguir é a de um folder contendo o selo com aposição do carimbo comemorativo e as assinaturas dos srs. Diretor Regional dos Correios no Paraná, Itamar Ribeiro e Diretor Geral Brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek.
As fotos a seguir foram publicadas no JIE, o Jornal Eletronico da Itaipu, que pode ser acessado pelo link:,sendo os créditos da equipe que produz o JIE diuturnamente, com muita competência, criatividade e visão jornalistica. Uma delas, aquela em que é exibido o selo devidamente obliterado, embora seja baseada em cópia obtida do JIE sofreu tratamento para evidenciação das imagens do selo e do carimbo.
Este selo personalizado deve ser objeto de cobiça por muitos filatelistas e colecionadores, já que ele e o respectivo carimbo comemorativo ilustram, com muita propriedade, temas que normalmente são de grande interesse. Assim temos, energia, energia elétrica, barrragens, hidreléticas, engenharia, cooperação entre países, Mercosul (alguns estudiosos apontam o empreendimento da Itaipu como percursora do advento do Mercosul), meio ambiente, riquezas nacionais, maravilhas do mundo da engenharia, história, geografia e provavelmente muitos outros
Segundo consta da edição do JIE a que já me referi, o selo e o carimbo serão usados apenas em correspondências da Itaipu – para conseguir um exemplar somente por intermédio da empresa.
Acredito que se as sociedades e clubes filatélicos, e até mesmo filatelistas individuais, enviarem pedido de exemplar(es) à Itaipu Binacional, esses pedidos serão atendidos na medida do possível. Informações sobre endereço para correspondência poderão ser encontradas na homepage da Entidade, ITAIPU Binacional
Mais uma vez parabenizo as Diretorias da Itaipu e dos Correios no Paraná pela feliz iniciativa, desejando-lhes muito sucesso na continuidade de suas funções.
Agradeço ao meu amigo José Antonio a remessa de envelope com o selo, vinheta e carimbo comemorativo: