É com pesar que registro o falecimento, em 20 de novembro de 2009, do emérito filatelista e estudioso de todos os assuntos relacionados com a emissão de selos e trâmite de correspondência, o Doutor Oswaldo Parreiras.
Na minha opinião, a palavra que melhor caracteriza o meu amigo, pois assim o considero embora tenhamos nos conhecido há relativamente pouco tempo, é “entusiasmo”.
Sim, ele enfrentava os inúmeros desafios que lhe eram propostos ou que ele mesmo se impunha, com vigor, disposição e vibração ímpares que, sinceramente, nunca encontrei em nenhum outro amigo ou colega filatelista.
Seu grande cavalo de batalha era a necessidade de regulamentar e normatizar de maneira abrangente e criteriosa todas as atividades relacionadas com a prática da filatelia brasileira.
Durante muito tempo essa luta concentrou-se na realização de palestras direcionadas para a administração dos correios, evidenciando a necessidade de uma visão mais de acordo com expectativas dos filatelistas, mediante escolha de temas mais interessantes, mais direcionados para todos os aspectos culturais, ambientais e sociológicos que o Brasil apresenta com tanta riqueza e diversidade. Quero acreditar que a sensível melhora na escolha dos temas nos últimos anos seja, pelo menos em parte, produto desse trabalho incansável de conscientização dos anseios do meio filatélico brasileiro e, porque não dizê-lo, internacional.
Mas isso não impedia que o Dr. Parreiras partisse em socorro de qualquer entidade ou grupo filatélico que solicitasse sua ajuda ou orientação. A sociedade que tenho a honra de presidir neste biênio 2009-2010, a SOFICUR, foi objeto dessa atenção em várias oportunidades. Quando nos foi solicitada a montagem de uma mostra direcionada para a biodiversidade e outros aspectos ambientais e ecológicos, como parte de um grande evento levado a cabo pela FAEC, recebemos sua ajuda mediante o envio de quase 2000 folhas que integravam sua coleção de fauna mundial. Em outra oportunidade foi sua magnífica coleção sobre o tema “Transporte Ferroviário”, isto só para citar alguns exemplos.
Recentemente tive o prazer de apreciar sua belissima coleção sobre as "Olimpiadas", belamente montada e que evidenciava seu dominio do tema, tanto no aspecto histórico, como no da "arte de colecionar selos".
Essa mostra foi comentada, na oportunidade, podendo a noticia ser visiualizada através do link: -Mostra - Jogos Olimpicos-
Tenho convicção de que ele já estava com todo um roteiro preparaddo para a montagem de nova coleção para expor durante a realização das Olimpíadas, no Rio de Janeiro.
Atualmente, o tempo desse grande filatelista estava dividido entre a montagem de várias coleções do tema “Natal”, para exposição em mostras espalhadas por diversos shoppings e outras instituições do Rio de Janeiro e o levantamento de dados e sugestões que contribuíssem para uma proposta de projeto de lei que regulamentasse toda a atividade filatélica nacional.
Infelizmente esse trabalho foi interrompido por sua prematura passagem para outra esfera universal. Acredito que o Dr. Parreiras esteja convencendo São Pedro a promover uma mostra filatélica sobre o Natal, usando como argumento a beleza da emissão brasileira deste ano, comemorativa do tema, tão bonita.
Em meu nome pessoal, no da Diretoria e demais associados da Sociedade Filatélica de Curitiba – SOFICUR, apresento condolências sentidas a Dona Jupira e aos demais familiares, esperando que a consciência do papel que o Dr. Parreiras desempenhou com tanta correção e propriedade, seja como pessoa, filatelista ou profissional, contribuem para amenizar a dor que todos nós sentimos neste momento.