-Objetivos- -Minhas Coleções- -Glossário- -Artigos- -Reportagens- -Notícias- -Universo da Filatelia- -Informações- -Peças Filatélicas- -Material Filatélico- -Mercado Virtual- -Bibliografia- -Aceita um cafezinho?- -Contato- -Home-

Cerimônia de lançamento do selo personalizado e do carimbo comemorativos dos 150 anos do nascimento do pintor Alfredo Andersen.

Recebi convite para a cerimônia de lançamento do selo personalizado, comemorativo dos 150 anos do nascimento do pintor Alfredo Andersen, que acontecerá no dia 3 de novembro de 2010, às 19h, no Museu Alfredo Andersen, na Rua Mateus Leme, 336, São Francisco, em Curitiba.


Convite com selo personalizado e carimbo comemorativo

Alfredo Andersen nasceu em Christianssand, Noruega, no ano de 1860. Veio a falecer em 1935 em Curitiba, Paraná, onde passou a maior parte de sua vida.

Por obra do destino, numa etapa de viagem que programara para visitar Buenos Aires, pisa pela primeira vez no Estado do Paraná, que não estava em seu roteiro. Simpatizando com a terra, vai-se deixando ficar no Brasil, primeiro em Paranaguá, e após 1902, em Curitiba. Fundou uma escola de desenho e pintura sendo, mais tarde instituído professor de Desenho da Escola Alemã e do Colégio Paranaense do Dr. Marins Camargo e, em 1909, convidado pela diretoria da Escola de Artes e Indústrias, então de D. Maria Aguiar de Lima, para assumir a direção das aulas noturnas que a mesma escola criara.

Para mais detalhes sobre a vida e a obra de Alfredo Andersen, use os links a seguir:

Alfredo Andersen - uma biografia
Alfredo Andersen - Wikipedia
Alfredo Andersen - Noruega - site oficial no Brasil

O lançamento faz parte dos eventos programados para a Semana Andersen 2010. Entre eles, destaco a solenidade de abertura da Praça Alfredo Andersen, Rua Augusto Stellfeld com Capitão Souza Franco, o lançamento do catálogo de Pinturas de Alfredo Andersen, a abertura das exposições comemorativas e a abertura da cápsula do tempo lacrada há 20 anos, contendo publicações.


Parte interna do convite, com a Programação da Semana Andersen 2010.
(Para uma melhor visualização, clique na imagem)

Este lançamento, mais uma vez, referenda minha opinião pessoal quanto à utilidade da emissão de selos personalizados para a comemoração de eventos culturais de interesse público mas que, por algum motivo, não foram sugeridos à Comissão encarregada da elaboração do Programa de emissões brasileiras de cada ano, ou então não foram aprovados pela Comissão o que às vezes acontece devido à limitação das emissões. Principalmente quando acompanhada do lançamento de carimbo comemorativo do evento, a emissão do selo personalizado é uma importante contribuição para a coleção do filatelista temático. Mais do que isso, preserva para a posteridade o registro do evento de uma maneira marcante.


Fragmento do convite com destaque do selo personalizado e carimbo comemorativos dos 150 anos do nascimento do pintor Alfredo Andersen.

A obra do pintor, em especial uma tela mostrando as Quedas de Guaira, tem um especial significado para mim. Quando trabalhava na ITAIPU Binacional, na qualidade de Contador Geral Brasileiro da Entidade, em diversas oportunidades fui convocado à sala do Senhor Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu para discutir detalhes das Demonstrações Contábeis, algumas vezes com visão conflitante da pertinência de determinado item. A tela, que domina a sala do Diretor-Geral, ocupando a parede frontal à mesa dele, sempre funcionou como uma espécie de "calmante" para mim, nas horas mais dificeis do, digamos, debate.

Essa obra magnífica foi retirada recentemente, para empréstimo ao Museu Oscar Niemeyer - MOM, que programou outro evento comemorativo dos 150 anos de nascimento de Alfredo Andersen que está acontecendo naquele Museu.


Flagrante de um momento da retirada do quadro.
(Foto publicada no JIE - Jornal da Itaipu Eletrônico)

Para mais detalhes sobre a obra e sua cessão para a mostra, acesse o JIE, clicando no link a seguir e use a banda de rolagem para encontrar a notícia específica:

JIE

Agradeço o honroso convite e expresso meus votos de muito sucesso, tanto na freqüência da visitação pública, quanto na obtenção dos resultados esperados pela realização dos eventos comemorativos e de divulgação da obra e biografia deste grande pintor de origem norueguesa mas, acredito, brasileiro (e paranaense) em sua alma, que muito contribuíu para a divulgação de aspectos da cultura e da paisagem brasileiras.

João Alberto Correia da Silva
-Home-
Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva