-Objetivos- -Minhas Coleções- -Glossário- -Artigos- -Reportagens- -Notícias- -Universo da Filatelia- -Informações- -Peças Filatélicas- -Material Filatélico- -Mercado Virtual- -Bibliografia- -Aceita um cafezinho?- -Contato- -Home-

OS 70 ANOS DA SOCIEDADE FILATÉLICA DE CURITIBA SOFICUR

No próximo dia 11 de outubro a Sociedade Filatélica de Curitiba - SOFICUR completará o 70º aniversário de sua fundação.

Foi em 11 de outubro de 1943 que um grupo de filatelistas paranaenses decidiu fundar uma Sociedade Filatélica que, através de reuniões e eventos não só possibilitasse a troca de informações e material entre eles, o que resultaria em um aprimoramento de suas coleções individuais mas também, acima de tudo, em uma divulgação junto á sociedade curitibana e, porque não, brasileira, de todos os benefícios que a prática da arte da filatelia trás a todos que a praticam.


Reprodução de quadro exposto na sala de reuniões da SOFICUR, mostrando foto e documentos alusivos à primeira exposição realizada em Curitiba

Além do prazer da aquisição e manuseio das peças da coleção, a filatelia nos obriga a aprender e praticar técnicas de pesquisa e organização que, certamente, contribuem para o desenvolvimento cultural e até profissional do filatelista dedicado. Sobretudo, são importantes a confraternização e o entrosamento social que a prática da filatelia propicia, unindo no mesmo interesse colecionadores e filatelistas de todas as faixas sociais e etárias.

É muito gratificante para os membros de uma associação filatélica, sobretudo, sua diretoria, observar a discussão animada sobre um selo ou uma técnica filatélica entre um jovem colecionador, em pé de igualdade com outro de idade bem mais avançada.

E são esses sentimentos que a Diretoria da SOFICUR, aliada a todos os associados e freqüentadores de nossas reuniões, pretende celebrar ao comemorar os 70 anos de nossa fundação.

Para isso, vem acontecendo notável entrosamento entre os membros da SOFICUR e as equipes da Assessoria Filatélica e da Assessoria de Comunicação da Diretoria Regional dos Correios do Paraná e, de modo constante e entusiasmado, a equipe da Agência Filatélica de Curitiba - AF. Cabe aqui agradecimento ao Diretor Regional dos Correios no Paraná, Senhor Areovaldo Alves de Figueiredo, pelo apoio, diria incondicional, que vem dando a nossa iniciativa.

No dia 18 de setembro, aconteceu reunião na ASCOM, Assessoria de Comunicação, nas instalações da Sede da Regional dos Correios, com a participação das equipes já mencionadas, quando foram apresentadas várias propostas de solenidades e outras atividades que virão a ser realizadas por ocasião da comemoração da efeméride, se aprovadas. As propostas aprovadas foram:

Dia 11 de outubro de 2014

• Reunião dos associados da SOFICUR e de outros colecionadores, filatelistas e simpatizantes, na sede da Agência Filatélica de Curitiba, na Rua Marechal Deodoro, 298, a partir das 10h00, nos moldes daquelas que costumam ocorrer geralmente no primeiro sábado de cada mês, quando acontecem trocas e doações de material filatélico e discussão de temas filatélicos.

• Lançamento, às 11h00, no mezanino da AF, de carimbo comemorativo e de selos personalizados alusivos à comemoração da efeméride. O cerimonial e a condução deste lançamento serão de responsabilidade da equipe dos Correios e a designação dos convidados a realizar a obliteração das peças será decidida em comum acordo com a Diretoria da SOFICUR. Como sempre acontece por ocasição de lançamentos, as peças obliteradas passarão a fazer parte do acervo histórico dos Correios.

Painel do mezanino da AF Curitiba, mostrando alguns pontos turísticos de Curitiba

Selo Personalizado, "Modelo Novo - vertical" , com imagem comemorativa do transcurso dos 70 anos da SOFICUR
Desenho original de autoria do Filatelista Otto Schneck, adaptado para digitalização

Selo Personalizado, "Gralha Azul", com vinheta comemorativa do transcurso dos 70 anos da SOFICUR

Selo Personalizado, "Modelo Novo - vertical" , com imagem comemorativa do transcurso dos 70 anos da SOFICUR

Selo Personalizado, "Bandeira e Ipê", com vinheta comemorativa do transcurso dos 70 anos da SOFICUR

Selo Personalizado, "Gralha Azul", com vinheta comemorativa do transcurso dos 70 anos da SOFICUR

Folha de Selos Personalizados, "Modelo Novo - horizontal" , com imagem comemorativa do transcurso dos 70 anos da SOFICUR

Normalmente este tipo de selo é encomendado por entidades que desejam perpetuar o registro de alguma efeméride.

As entidades sem fins lucrativos, em sua maioria, geralmente disponibilizam selos para venda a seus associados ou a outros interessados, e as empresas comerciais os distribuem a clientes, empregados e membros da dietoria.

A Diretoria da SOFICUR conseguiu viabilizar, com a colaboração dos Correios, o lançamento de um carimbo comemorativo, o que permitirá a seus associados providenciar o preparo de peças filatélicas, como envelopes circulados, máximos postais e folhinhas filatélicas não oficiais, por exemplo. Ao mesmo tempo, liberou as imagens utilizadas na confecção dos selos personalizados, as quais se encontram à disposição de eventuais interessados, na Agência Filatélica de Curitiba.

• Disponibilização de cartões-postais emitidos pela SOFICUR, com imagens alusivas à efeméride.


Cartão-postal comemorativo do transcurso dos 70 anos da SOFICUR
Arte: Filatelista Otto Schneck

Cartão-postal comemorativo do transcurso dos 70 anos da SOFICUR
Arte: Filatelista Otto Schneck

Cartão-postal comemorativo do transcurso dos 70 anos da SOFICUR

Cartão-postal comemorativo do transcurso dos 70 anos da SOFICUR

• A seguir, por volta das 11h30, acontecerá a inauguração de Mostra Não Competitiva de coleções da classe denominada de "UM QUADRO", montadas pelos Associados da SOFICUR e, eventualmente, por filatelistas convidados.

• Encerramento da reunião na Agência Filatélica de Curitiba, às 12h30, devido ao horário de fechamento da AF, 13h00.

• Almoço de comemoração, em local e horário ainda em definição, por adesão.

Dia 16 de outubro de 2014

Neste dia, uma quinta-feira, quando usualmente acontecem as reuniões da Diretoria e Associados da SOFICUR. será realizada sessão solene de comemoração da data de 11 de outubro de 1943, quando foi instalada a primeira Diretoria da SOFICUR.

Como parte da pauta da reunião, a atual Diretoria, reconhecendo o mérito e, acima de tudo, a dedicação e o domínio da arte filatélica de dois associados, falecidos nos últimos anos, mas presentes na memória e referência de todos nós, realizará homenagem singela, mas sincera, que contribua para a perpetuação da lembramas que temos de nosso colegas, como exemplo a seguir. Assim, como parte da programação da reunião, serão descerradas duas placas:

• Sala de Reuniões "Professor Doutor Ari Leon Jurkiewicz", homenageando o Presidente da SOFICUR que, durante suas duas gestões, plantou as sementes que hoje estão produzindo bons resultados, mediante a definicção de estratégias e atividades visando atrair novos filatelistas para nossos quadros.


Nosso saudoso Presidente, quando inciava palestra sobre coleção temática de sua autoria

• Biblioteca "Ernesto Cohn", homenageando aquele associado que sempre consideramos como verdadeira "Enciclopédia Viva" não só dos temas filatélicos como de cultura em geral.


Nosso saudoso associado, Ernesto Cohn, primeiro à esquerda, quando participava de reunião na AF Curitiba. Aparecem, também, Kurt e Raul.

Ainda se encontram em estudo outras atividades ligadas à comemoração, que serão relatadas à medida que vierem a ser aprovadas.

Convido os filatelistas de Curitiba, e aqueles de outras localidades que porventura se encontrem em nossa cidade nas datas citadas, a participarem de nossas atividades.

Curitiba, 20 de setembro de 2014
João Alberto Correia da Silva
-Home-
Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva