Os Correios do Brasil acabam de divulgar um "release" sobre a realização da 22ª LUBRAPEX que será inaugurada no dia 26 de abril e encerrada no dia 1º de maio de 2016, na Cidade de Viana do Castelo, em Portugal.
A LUBRAPEX originalmente era uma exposição de caráter binacional, com dois países organizadores, Brasil e Portugal. Ela acontece a cada dois anos, alternando-se o País-Sede da Exposição. Nos anos mais recentes tem sido convidados outros Países, principalmente os de lingua portuguesa, a participarem do evento.
Transcrevo o teor do "release" e a seguir as imagens dos carimbos comemorativos que serão utilizados no decorrer da exposição:
O Centro Cultural de Viana do Castelo, Portugal, abriga, de 26 de abril a 1º de maio, a Exposição Filatélica Luso-brasileira - LUBRAPEX 2016, considerado o maior evento filatélico sob a coordenação das Federações Portuguesa e Brasileira de Filatelia, desde 1966, quando foi realizada a sua primeira edição, na Cidade do Rio de Janeiro.
A 22ª edição da LUBRAPEX tem como lema a Força da Fraternidade Luso-brasileira, e está sendo organizada pela Federação Portuguesa de Filatelia, sob o patrocínio dos Correios e Telecomunicações de Portugal, e colaboração da Associação Filatélica e Colecionismo do Vale do Neiva e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
A Exposição Filatélica Luso-Brasileira – LUBRAPEX 2016, comemora, neste ano os seus 50 anos, destacados por uma trajetória de muito sucesso em torno das edições realizadas, sob os auspícios das administrações postais e coordenação das Federações Filatélicas do Brasil e de Portugal. Na edição de 2016, a participação foi aberta a todos os filatelistas dos países de expressão lusófona e aos colecionadores filatélicos da Alemanha e da Itália, prevendo-se a presença de mais de 220 expositores, com coleções distribuídas por cerca de mil quadros e 15.400 folhas com selos, cartões-postais, envelopes e outras peças filatélicas inseridas nos acervos expostos.
A abertura oficial da LUBRAPEX 2016 ocorrerá no dia 26 de abril, às 21h, oportunidade em que será lançada pelos CTT a emissão filatélica comemorativa conjunta com o Brasil, bem como apresentado o livro intitulado "1966-2016 – 50 anos de Exposições LUBRAPEX", de autoria de Eduardo de Oliveira e Sousa. No sábado, dia 30/4, realizar-se-á na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, o Congresso da FEPA – Federação Europeia de Filatelia, e o Congresso Luso-Brasileiro de Filatelia.
Ao longo desses 50 anos, as exposições LUBRAPEX têm cumprido a missão de revigorar a Filatelia luso-brasileira nos países envolvidos, estreitando relacionamentos e propiciando bons resultados de divulgação e de vendas de produtos filatélicos. Além disso, têm se posicionado como o fórum ideal para debater assuntos ligados à Filatelia, e para a promoção de eventos recomendados pela União Postal Universal (UPU), pela Federação Internacional de Filatelia (FIP), pela Associação Mundial para o Desenvolvimento da Filatelia (AMDF), pela Federação Portuguesa de Filatelia (FPF) e pela Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF).
Entre os objetivos atuais da LUBRAPEX destacam-se:
• Promover o intercâmbio e a troca de experiências entre os representantes da Filatelia dos países participantes;
• Difundir a Filatelia de língua portuguesa em um contexto internacional; • Efetuar contatos com representantes comerciais de outros países;
• Fortalecer a imagem institucional e de mercado dos Correios patrocinadores e das instituições filatélicas envolvidas;
• Prospectar clientes filatélicos internacionais;
• Lançar selos postais oficiais e produtos filatélicos afins.
Os Correios do Brasil marcarão presença com a emissão, em conjunto com os Correios de Portugal, de um Bloco de dois selos, com o lançamento de Carimbos Comemorativos e com um estande de vendas. Veja as imagens no anexo."
As imagens divulgadas pelos Correios do Brasil:
Tenho certeza absoluta de que esta LUBRAPEX terá. como todas as outras que já aconteceram, sucesso e representará testemunho da pujança filatélica dos dois Países.