-Objetivos- -Minhas Coleções- -Glossário- -Artigos- -Reportagens- -Notícias- -Universo da Filatelia- -Informações- -Peças Filatélicas- -Material Filatélico- -Mercado Virtual- -Bibliografia- -Aceita um cafezinho?- -Mande um e-mail- -Home-

Alunos do Colégio Militar de Curitiba tem suas coleções classificadas para a fase final do Prêmio Jovem Colecionador - 2007, uma iniciativa vitoriosa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Três alunos do Colégio Militar de Curitiba montaram coleções para participar do concurso "Jovem Colecionador - 2007", sendo que duas delas foram classificadas para a fase final (Nacional), que deve acontecer brevemente.

As coleções inscritas, montadas com coordenação técnica da SOFICUR, foram: "Conservação da Fauna Brasileira", do aluno Juan Simão Mansano, (13 anos) sob orientação do Prof. Luiz Paulo dos Santos; "As Copas do Mundo" , do aluno Carlos de Oliveira Viana Cordeiro (11 anos) sob orientação da Prof. Marilin Helena da Costa; e "Música: dos sons naturais dos primórdios aos dias de hoje" , do aluno Lucas Emmanuel Wargha (11 anos) sob orientação do Prof. Alexandre Francisco Gonçalves do Nascimento. A participação de Da. Silmara, a bibliotecária da Escola, também foi muito importante.

Foram classificadas as coleções "Conservação da Fauna Brasileira" e "Música: dos sons naturais dos primórdios aos dias de hoje".

Esta classificação é motivo de orgulho e satisfação para os associados da SOFICUR, pois constitui uma indicação clara de que as políticas de divulgação da filatelia e de incentivo ao surgimento de novos colecionadores, adotadas pela Entidade, já estão produzindo bons frutos.

Entre as medidas adotadas, a que parece estar alcançando melhores resultados é a realização de "Mostras Filatélicas" em instituições de grande movimentação da população, sobretudo de jovens, como é o caso de instituições de ensino e de "Shopping Centers". Contando com a inestimável e indispensável colaboração da área filatélica dos Correios em Curitiba, a SOFICUR vem montando diversas Mostras ao longo destes dois últimos anos, expondo coleções de seus associados e de filatelistas de outras localidades, destacando-se o Dr. Osvaldo Parreiras, de Niteroi, Rio de Janeiro, sempre disposto a colaborar com suas magnificas coleções.

Foi após visita a uma dessas exposições que o Comandante Carlos Roberto Pinto de Souza, do Colégio Militar de Curitiba, resolveu desenvolver um programa de incentivo à prática da filatelia entre seus alunos, mediante a criação, em suas instalações de um Clube Filatélico, posteriormente denominado de Clube Filatélico Armando Kolbe, destinado aos alunos que demonstrassem interesse pela arte de colecionar selos.

Esta iniciativa foi tomada pelo Comandante do CMC, após apreciar uma coleção de "Um Quadro" sobre matemática, montada pelo associado da SOFICUR, o filatelista Carlos Fernando Knauer.

Impressionado com a constatação de como a filatelia poderia ser um poderoso instrumento de apoio à instrução de seus alunos, bem como um "hobby" saudável e proveitoso, o Comandante solicitou ao Presidente da Soficur, Dr. Ari Leon Jurkiewicz, a colaboração de nossa Sociedade para instituição de um programa de orientação aos professores e alunos porventura interessados.

Após reunião da Diretoria da Soficur, foi aprovada a colaboração, sendo designado o filatelista Ernesto Knauer para dar inicio às tratativas.

Isso resultou na criação do Clube Filatélico Armando Kolbe. A partir daí, o sr. Ernesto Knauer passou a participar periodica e frequentemente de reuniões com os alunos e professores interessados, prestando informações e orientações sobre a arte da filatelia.

Três dos alunos interessados demonstraram ter condições de montar coleções sobre os temas de seu interesse, passando-se então a um trabalho coletivo de associados da SOFICUR e de professores na orientação da montagem das coleções que, quando prontas, foram inscritas para participar do concurso "Jovem Colecionador - 2007".

As coleções inscritas, após seu julgamento, estiveram expostas na Agência Filatélica dos Correios em Curitiba. Recentemente as duas classificadas foram encaminhadas a Brasilia, para participação na fase final do concurso.

O concurso é realizado anualmente e o prêmio faz parte das ações do Projeto Correios nas Escolas. A idéia é incentivar a utilização do selo postal como recurso didático no ensino fundamental, espertando o interesse dos alunos por colecionar selos e conhecer a filatelia, utilizando-a para pesquisas e trabalhos escolares. O concurso tem três fases (local, estadual e nacional) e este ano foi dividido em três categorias: 6 a 8 anos, 9 a 11 anos e 12 a 14 anos. O vencedor nacional de cada categoria vai receber um microcomputador, além de troféu e produtos filatélicos.

PARABÉNS a todos, em especial aos alunos envolvidos.

João Alberto Correia da Silva
-Home-
Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva