Ontem, quarta feira, 23 de setembro de 2009, às 18h00, a Assembleia Legislativa do Paraná realizou sessão solene em comemoração dos 100 anos de instituição do Ensino Profissionalizante no Estado do Paraná.
Pinçando alguns trechos do folder cujas imagens colocamos mais abaixo, em setembro de 1909, o Presidente Nilo Peçanha criou a rede nacional de Escolas de Aprendizes Artífices e, quatro meses depois foi inaugurada a primeira escola dessa rede no Estado do Paraná. Em 1937, com a Reforma Capanema, a Escola de Aprendizes Artífices do Paraná passou a ser denominada Liceu Industrial. Em 1942, com a implantação da Lei Orgânica do Ensino Industrial, transformou-se em Escola Técnica de Curitiba.
A Reforma do Ensino Industrial de 1959, estabeleceu nova denominação, agora para Escola Técnica Federal do Paraná (ETFPR). A partir de 1973, quando por autorização especial do Ministério da Educação e Cultura passou a ministrar cursos superiores, passou a denominar-se Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR).
Finalmente, em 7 de outubro de 2005, com a assinatura da Lei nº 11.184, o CEFET-PR é transformado em Universidade, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, a primeira Universidade Tecnológica do país.
Na ocasião, os membros da Mesa Diretora da Sessão procederam à obliteração do selo personalizado comemorativo emitido em comemoração dos 100 anos da UTFPR.
Após o encerramento da sessão solene, em que foram homenageados antigos Diretores e Reitores da Instituição, foram entregues "folders" às autoridades convidadas presentes, contendo uma folha com doze selos personalizados, obliterados com o carimbo comemorativo.