-Objetivos- -Minhas Coleções- -Glossário- -Artigos- -Reportagens- -Notícias- -Universo da Filatelia- -Informações- -Peças Filatélicas- -Material Filatélico- -Mercado Virtual- -Bibliografia- -Aceita um cafezinho?- -Contato- -Home-

Coleção "Xadrez"

Esta coleção, com o tema "Xadrez", encontra-se montada em álbum de folhas com retícula quadriculada, ordenadas alfabeticamente por país de emissão. Foi utilizado o catálogo especializado emitido pela Domfil (primeira (1999) e última edição de que tenho notícia) como instrumento de controle da sequência dos selos e blocos. Em alguns países, para o caso de selos ou blocos que ainda me faltam, utilizei a expressão "Imagem não disponível". Na seção do Brasil utilizei, para ordenar os carimbos comemorativos, o catálogo "O Xadrez na Filatelia", compilado pelo filatelista brasileiro, já falecido, Ruy Arco e Flexa.

O material não catalogado pela Domfil - inteiros postais, maximos postais, envelopes, carimbos, etc.,bem como selos e/ou blocos cujas ilustrações estão relacionados com o xadrez, como a Flor-Xadrez, escritores que fizeram referência ao xadrez em seus livros, vultos célebres que jogavam xadrez, e outros - está incluido na coleção por ordem de data de carimbo, limitado àquele que faz parte de meu acervo.

Para melhor visualização das peças no caso de séries com muitos selos em que foi necessário efetuar uma redução significativa no tamanho da imagem, é possível acessar as peças individuais, ampliadas, clicando na imagem original. Contudo, no caso de séries com vários selos de temas diferentes, somente ampliamos as peças do tema "Xadrez".

Para visualizar a coleção a partir da primeira folha, basta clicar no link a seguir:

-Primeira página-

Se quiser visualizar as peças de um determinado país, utilize o indice alfabético que pode ser acessado pelo link:

-Indice alfabético por País-

Obs.:Decidi colocar no ar as peças à medida que concluisse a lista de cada país. Para fins de controle, toda a vez que atualisar a página, alterarei a indicação do conteúdo na frase a seguir, para que você saiba até onde (qual país) a visualização da coleção já está disponível:

Conteúdo da coleção até o seguinte país:
"Camboja (Reino do)".

O catálogo (e a minha coleção) contém peças que para alguns puristas são consideradas "emissões condenadas" ou até "fraudes".

Numa nota constante das "instruções para uso deste catálogo", os editores afirmam: "Existem inúmeros selos de emissões regionais e da Ex-União soviética) com sobrecargas, que não participam da U.P.U.. Por isso, não os classificamos, deixando a critério de cada colecionador a decisão de incluí-los em sua coleção" (tradução livre do inglês).

Como já coloquei em outras páginas deste site, entendo que cada colecionador deve ter liberdade para colecionar o que bem entender, desde que para deleite pessoal e para montagem de coleções a serem expostas em mostras não oficiais, inclusive peças que não tenham conotação filatélica. Na Europa (eu conheço o caso concreto da Alemanha) já existe uma "Open Class" em que é admissivel a utilização de um percentual - creio que 20% do total - de peças não filatélicas, desde que sejam originais, como por exemplo postais, documentos legais, e muitos outros. Contudo, se o colecionador pretende montar uma coleção para expô-la em mostras competitivas oficiais, deve escolher as peças de seu acervo que atendam as normas escritas que regulamentam essas mostras.

Caso necessite de algum esclarecimento, ou tenha alguma informação adicional, por favor mande-me uma mensagem utilizando o link "Contato" contido na lista à esquerda.

Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva