-Objetivos- -Coleções- -Glossário- -Artigos- -Reportagens- -Notícias- -Universo da Filatelia- -Informações- -Peças Filatélicas- -Material Filatélico- -Mercado Virtual- -Bibliografia- -Aceita um cafezinho?- -Contato- -Home-

19 de novembro de 2013


18 - Correios 350 Anos – História, Pessoas e Ação

18 - Correios 350 Anos – História, Pessoas e Ação
Carimbo comemorativo de 1º dia de circulação
SOBRE O BLOCO

O bloco, composto por três selos, retrata períodos importantes da História dos Correios no Brasil. O primeiro período é 1663, considerado o ano de início das atividades postais regulares no Brasil, representado por uma caravela estilizada, pela carta do Rei de Portugal, daquele ano, nomeando o Alferes João Cavaleiro Cardoso para ofício de Correio Assistente do Rio de Janeiro, e pelo mapa das Capitanias Hereditárias. O segundo período é 1852 e refere-se à inauguração do telégrafo elétrico no Brasil. Em detalhe, observam-se acontecimentos relativos ao funcionamento e instalação do telégrafo, e o aparelho Breguet. O terceiro período é 2013, mostra o papel dos Correios no presente, como agente de integração nacional. Foram destacadas imagens relacionadas à triagem e entrega de correspondências. No canto inferior à esquerda do bloco, encontramse as logos dos Correios e dos 350 anos. A técnica utilizada foi computação gráfica.

DETALHES TÉCNICOS

Edital nº 18 Artista: Paulo Baptista Processo de Impressão: Ofsete Bloco com 03 selos Papel: Cuchê gomado Valor facial: R$3,00 cada selo Tiragem: 210.000 blocos Área de desenho: 30mm x 40mm Dimensões do selo: 30mm x 40mm Dimensão do bloco: 127mm x 85mm Picotagem: 12 x 11,5 Data de emissão: 19/11/2013 Local de lançamento: Rio de Janeiro/RJ Impressão: Casa da Moeda do Brasil Prazo de comercialização pela ECT: até 31 de dezembro de 2016 (este prazo não será considerado quando o selo/bloco for comercializado como parte integrante das coleções anuais, cartelas temáticas ou quando destinado para fins de elaboração de material promocional).

--------------------------------------------------------------
Texto descritivo do Edital
Correios 350 Anos – História, Pessoas e Ação

Por meio desta emissão, os Correios destacam as comemorações dos seus 350 anos, além de divulgar a 5ª Exposição Filatélica Mundial BRASILIANA 2013.

Ao longo da história, os serviços postais foram uma forma de garantir a integração territorial. Essa era uma preocupação constante, pois o controle do território português era essencial para manter o poder do Rei. Foi com a indicação de um representante nobre para cuidar dos serviços de correspondência, o Correio-Mor, que a Monarquia conseguiu fortalecer-se nesse sentido.

A partir da expansão ultramarina e da conquista de outros territórios no além-mar, surgiu a necessidade em manter uma unidade coesa entre colônias e Metrópole. Por isso, em 1663, Luís Gomes da Mata Neto, então Correio-Mor das Cartas de Mar, nomeia o Alferes João Cavaleiro Cardoso para o ofício de Assistente de Correio-Mor no Rio de Janeiro. Justamente esse marco foi escolhido para comemorar o aniversário dos Correios no Brasil.

A integração territorial brasileira deu um passo maior na Independência. Foi nesse momento que se iniciou uma reforma postal, em 1829, visando conectar as diversas províncias por meio dos Correios. Outra inovação dessa época foi a adoção do selo postal, em 1843, como forma de cobrança adiantada de franquia.

Um dos maiores marcos para a integração nacional, no Império, foi a adoção do Telégrafo Elétrico, em 1852. Inicialmente utilizado somente pelo serviço de polícia da Corte, as linhas telegráficas se espalharam por quase todas as províncias, garantindo um país integrado a partir dos fios telegráficos.

Posteriormente, no século 20, com a paulatina formação de uma sociedade que necessitava de comunicações rápidas e eficientes, os serviços postais e telegráficos se aproximaram cada vez mais. Isso culminou, em 1931, na criação do Departamento de Correios e Telégrafos (DCT).

Essa tendência em manter as comunicações integradas permaneceu na segunda metade do século, quando se criou a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em 1969. A transformação dos serviços postais e telegráficos em Empresa ofereceu o dinamismo necessário à modernização das comunicações, além de recuperar a receita, que se encontrava em estado crítico.

Desde então, ao longo do século 20 e início do século 21, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos apresenta-se como importante instituição para garantir a unidade e coesão de um país tão vasto em suas dimensões e em suas diversidades econômica e cultural. Atualmente, a ECT está trabalhando para garantir a modernização de sua estrutura, acompanhando as tendências das transformações da sociedade, que busca cada vez mais soluções céleres e inovadoras no campo das comunicações.

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS
--------------------------------------------------------------
Veja a íntegra do Edital (Arquivo .pdf)

Edital 18 - 2013
Correios 350 Anos – História, Pessoas e Ação
--------------------------------------------------------------
Alguns dos temas ilustrados pelas peças

Correios, transportes, história, arquitetura

--------------------------------------------------------------
Peças Filatélicas

18 - Correios 350 Anos – História, Pessoas e Ação
Bloco com carimbo comemorativo de 1º dia de circulação
--------------------------------------------------------------
Próxima Série: Clique no título.
19a - Selos Personalizados BRASILIANA 2013 (20/11)
Série Anterior: Clique no título.
17 - Série Relações Diplomáticas: Brasil - Alemanha
Temporada da Alemanha no Brasil
Voltar para o Indice do Album 2013
Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva